Geral

APUAREMA: Ex-prefeita e servidores públicos são investigados pela PF por desvio de verbas da educação

APUAREMA: Ex-prefeita e servidores públicos são investigados pela PF por desvio de verbas da educação

Por Da Redação

APUAREMA: Ex-prefeita e servidores públicos são investigados pela PF por desvio de verbas da educaçãoReprodução

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta quinta-feira (21/9), a Operação Inflet, que investiga a atuação ilícita da ex-prefeita, o ex-secretário de Administração (filho da ex-prefeita) e servidores públicos de Apuarema, cidade do sudoeste baiano. Ao que tudo indica, eles agiam para desviar recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).




À imprensa, a PF informou que estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva no referido município.


LEIA MAIS: VIZINHOS DO MAL: Autores de latrocínio, bandidos do Calabetão aterrorizam o Jardim Santo Inácio




A supervisora de Educação e a ex-Chefe do Setor de Acompanhamento de Programas de Assistência ao Estudante de Apuarema também são alvo da operação, assim como outros servidores e ex-funcionários públicos.




Muitos servidores municipais eram contratados – formalmente – por salários muito superiores à complexidade da atividade desempenhada. Além disso, os valores eram depositados nas contas de outros funcionários previamente aliciados, os quais tinham a missão de sacar e repassar o dinheiro à própria ex-prefeita ou a outros integrantes do esquema de desvio de verbas.


LEIA MAIS: FOLIA MOMESCA: Confira as atrações confirmadas nos camarotes do Carnaval de Salvador 2018




Ainda segundo a PF, os investigados ficavam com a maior parte do dinheiro, até oito vezes mais que a quantia repassada ao servidor, em espécie. Os envolvidos responderão pela prática do crime previsto no art. 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67, sem prejuízo de outros que restarem evidenciados até o final das investigações.



O nome ‘Inflet’ é o termo em latim que significa “inchar/inflacionar”. Por isso, uma referência ao procedimento utilizado para o desvio das verbas públicas.


Uma coletiva de imprensa está marcada para as 10h desta quinta-feira (21/9), na sede da Delegacia de Polícia Federal, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


*Publicada originalmente às 8h10 (21/9)



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.