REFÚGIO ESPIRITUAL: Ministério Público pede tombamento de pedra histórica em Laje; Conheça a história
REFÚGIO ESPIRITUAL: Ministério Público pede tombamento de pedra histórica em Laje; Conheça a história
O Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA) pediu, em ação civil pública ajuizada nesta terça-feira (12/9) o tombamento judicial da chamada ?Pedra Pelada?, um afloramento de rocha localizado na zona rural do município de Laje considerado de valor histórico, religioso e paisagístico. Segundo o promotor de Justiça Marcel Bittencourt, autor da ação, o local possui ?dotes paisagísticos de notável feição? e representa um importante patrimônio cultural do município.
Conforme a ação, um abaixo-assinado com 471 assinaturas de moradores de povoados do entorno da Pedra Pelada e uma declaração da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição atestam que o local é considerado um ?refúgio espiritual e um local de orações? por ?centenas de famílias residentes ao longo do Vale do Jiquiriçá?. No lugar, onde foi construída uma cruz em 1992, são realizados ?eventos adorativos, cívicos e devotos, com ampla adesão comunitária?, como ?cultos, retiros, batismos e vigílias?.
LEIA MAIS: VITÓRIA DA CONQUISTA: Laboratório clandestino de próteses dentárias é fechado pela polícia
O promotor também solicita à Justiça que, de forma liminar, determine ao município a indicação do proprietário do imóvel onde está localizado o afloramento de rocha; e que o proíba, até publicação de sentença definitiva, de praticar qualquer ação que possa destruir ou descaracterizar a rocha e seu entorno.
LEIA MAIS: TUDO DE UMA VEZ: Polícia prende envolvidos na morte de policial civil na Liberdade
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.
Publicado originalmente às 14h46*