Geral

FURACÃO 2017: Repaginado, funk ganha novo fôlego e volta a ser destaque nas paradas de sucesso

FURACÃO 2017: Repaginado, funk ganha novo fôlego e volta a ser destaque nas paradas de sucesso

Por Juana Castro

FURACÃO 2017: Repaginado, funk ganha novo fôlego e volta a ser destaque nas paradas de sucessoDivulgação

  1. “É som de preto, de favelado, mas quando toca, ninguém fica parado”


No fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, um ritmo teve seu boom e começou a sair das favelas – principalmente do Rio de Janeiro – para ganhar o Brasil. Era o funk. Do proibidão à ostentação, a batida, inicialmente marginalizada, fez a cabeça de famosos e invadiu as paradas de sucesso.


Quem (com cerca de 25 anos) não se lembra da Furacão 2000? A gravadora foi a principal responsável pela divulgação do funk carioca. De lá saíram, entre outros, MC Bola de Fogo (Atoladinha), MC Créu – “vou confessar a vocês que eu não consigo a número cinco” -, MC Koringa, Valesca Popozuda – que antes do Beijinho no ombro embalava os bailes ao som de ‘agora eu to solteira e ninguém vai me segurar!’ – e até a máquina de hits Anitta.


LEIA MAIS: FUNK PAULISTANO: MC Livinho faz apresentação no Armazém Hall nesta sexta-feira


Por volta de 2005, DJ Marlboro era o nome da vez. Ele estourou com o CD Bem Funk Brasil, coletânea que contava com músicas de Perla, Tati Quebra Barraco, Naldo (Benny, cantando ainda com o irmão) e Lula e os MCs Marcinho e Leozinho. Este último, inclusive, viu a fama avassaladora em 2006, quando o celular de Ronaldo Fenômeno tocou em meio a uma entrevista. A música? ‘Se ela dança, eu danço’, do artista. Pronto. Foi o suficiente para o funkeiro lotar a agenda e se apresentar ao lado de Roberto Carlos.


Após uma “overdose” do ritmo, veio o período de queda. Contudo, há alguns anos, embalado por novos nomes e conversando com uma linguagem mais pop, o funk voltou com tudo às paradas de sucesso. O último verão, de 2016 para 2017, por exemplo, contou com ‘Deu Onda’. Na versão censurada ou ‘explícita’, a música de MC G15 teve mais de 100 milhões de visualizações apenas em janeiro e entrou para o ranking mundial das mais tocadas no YouTube.


LEIA MAIS: TUDO DE BOM: Existe uma banda de Israel que canta funk em português. E nós entrevistamos!


As parcerias de funkeiros com artistas de outras vertentes musicais, como o sertanejo e o pagode, também são cada vez mais frequentes. Nego do Borel gravou com as gêmeas do sertanejo, Maiara e Maraisa, assim como Wesley Safadão bebeu da fonte em ‘Tô solteiro de novo’, com o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, que às vezes se arrisca no gênero.


Na lista ‘Brasil Top 50’, da plataforma de streaming Spotify, atualizada diariamente, são 13 as colocações relacionadas ao ritmo, estando três delas entre as cinco primeiras em análise realizada na última quarta-feira (23/8): Sua Cara (1ª), de Anitta e Pabllo Vittar; Fazer Falta (2ª), de MC Livinho, e Encaixa (4º), uma parceria entre o baiano Léo Santana e MC Kevinho.


Para mostrar que o funk está cada vez mais presente no cotidiano, festas e novelas, separamos dez hits que explodiram nos últimos meses. Dj, aumenta o som! Eu ja to de sain… Não, pera.


Confira abaixo a nossa lista


1 – Deu Onda (versão light) – MC G15



2 – Encaixa – Leo Santana feat. MC Kevinho



3 – Cheguei – Ludmilla



4 – Olha a explosão – MC Kevinho



5 – Grave Bater – MC Kevinho



6 – Sim ou Não – Anitta



7 – Fazer falta – MC Livinho



8 – Solteiro de Novo – Wesley Safadão e Ronaldinho



9 – Cê acredita – João Neto e Frederico part. MC Kevinho



10 – Vai Embrazando – MC Zaac part. MC Vigary



*Trecho da música ‘Som de Preto’, da dupla Amilcka e Chocolate.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline.


*Publicado originalmente às 6h40 (24/8)


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.