RECORRENTE: Confusões envolvendo agentes da Transalvador são corriqueiras; Relembre casos
RECORRENTE: Confusões envolvendo agentes da Transalvador são corriqueiras; Relembre casos
São 994 agentes que devem seguir, de acordo com o estatuto interno, 16 pontos que contribuem para a melhor fluidez do trânsito na capital baiana. Estamos falando dos servidores da Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador). O problema é que a convivência com pedestres e motoristas geralmente – ou nunca – é a mais harmoniosa. Somente em oito meses de 2017, foram cinco casos que colocaram em xeque o trabalho da corporação.
Duas delas aconteceram neste mês. No dia 2, a arquiteta Leny Brandão denunciou no Facebook que seu carro foi rebocado, mesmo estando quebrado e com o motorista dentro. Já no último sábado (12/8), um novo episódio na novela agentes x cidadãos. Vinícius Reis foi agredido verbalmente quando questionado sobre uma obra no Jardim de Alah. “Vá tomar na sua bunda”, disse o servidor da Transalvador no vídeo gravado pelo cidadão.
LEIA MAIS: Motorista acusa agente da Transalvador por reboque de carro quebrado; ?Ignorante?
LEIA MAIS: QVP: ?Me senti impotente, humilhado?, diz homem ofendido por agente da Transalvador
Os outros três casos que ganharam mais destaque aconteceram em janeiro e abril. No primeiro mês deste ano, Deivison Fraga da Silva transitava pela Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM) quando recebeu uma ligação por meio do celular e resolveu parar em um posto de combustíveis para atender. Quando estava falando, conta ele, foi surpreendido por murros em sua janela por um agente da Transalvador, à época não identificado.
LEIA MAIS: Motorista acusa agente da Transalvador de abordagem agressiva; Veja vídeo
Em abril foram registradas as outras situações. No dia 22, um motorista estacionou seu carro no bairro do Rio Vermelho e não localizou o homem responsável por emitir as cartelas da zona azul. O problema é que uma viatura chegou e multou o veículo. Questionado e informado sobre a situação, o agente ironizou: ?Fale com o prefeito, com o governador [?] Na sua defesa você coloca [as explicações] e a notificação já foi lavrada?. Antes de a viatura deixar o estacionamento, novamente o servidor da autarquia debocha do motorista: “Vou chorar é?”
LEIA MAIS: PEGOU MAL: Agente da Transalvador multa motoristas, não ouve explicações e debocha; ?Vou chorar é??
Cinco dias mais tarde aconteceu, talvez, a denúncia mais grave. Um vídeo gravado por motoristas do aplicativo Uber mostra um servidor com um facão em mãos. Na oportunidade, o chefe da autarquia, Fabrizzio Muller, disse que iria investigar. ?É um fato que estamos apurando com bastante cuidado. [?] São realmente imagens muito fortes, mas já temos vídeos que mostram que o agente tinha sido hostilizado, inclusive ameaçado e é possível até ouvir no vídeo a seguinte frase: ?se quiser filmar vou lhe dar um tiro na cara para você não multar mais'”, pontuou.
LEIA MAIS: Agente da Transalvador ameaça motoristas do Uber com facão; ?Calor da situação?, diz superintendente
Em 100% das ocasiões acima, a autarquia prometeu apurar e, caso necessário, punir os envolvidos. A equipe do Aratu Online pediu aos responsáveis atualização sobre os casos, mas até a publicação desta reportagem a Transalvador não respondeu a solicitação.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicado originalmente às 9h17 (16/8)