OBESIDADE x FERTILIDADE: Excesso de peso pode dificultar processo de gestação
OBESIDADE x FERTILIDADE: Excesso de peso pode dificultar processo de gestação
Problemas cardíacos, hipertensão e diabetes têm forte relação com a obesidade, e isto é de conhecimento de grande parte da população brasileira. Porém, você sabia que o excesso de peso pode afetar também a fertilidade?
LEIA MAIS: MEGALOMANIA: Baixinho, ACM Neto estaria namorando jornalista com sobrenome ?Grandi?
Pessoas obesas têm menos chances de engravidar, por conta de uma relação inversamente proporcional. Quanto maior o índice de massa corporal (IMC)*, menos fértil a pessoa será. No caso dos homens, a obesidade também pode causar algumas disfunções, como a quantidade e qualidade do sêmen produzido.
LEIA MAIS: ESPECIAL VIDAS ADAPTADAS: O curioso caso do homem que não sente o cheiro da esposa há sete anos
Para as mulheres que engravidaram obesas, há risco maior de aborto e complicações no parto. Confira mais informações abaixo, na matéria de Ticiane Bicelli para o programa QVP, da TV Aratu.
LEIA MAIS: SEGURANÇA NA VITRINE: Polícia confirma assaltos e furtos constantes em shoppings de Salvador
*O IMC é calculado da seguinte forma – peso/altura². Veja exemplo abaixo.
Altura = 1,70
Peso = 60 Kg
IMC = 60/1,70 x 1,70
IMC = 60/2,89
IMC = 20,7 – “Peso ideal”, de acordo com a tabela abaixo.
Contudo, vale salientar que o IMC é um método questionado por alguns médicos e nutricionistas, que consideram outros fatores para identificar se a pessoa está ou não dentro de seu peso ideal, como as medidas da circunferência abdominal e quadris. Por isso, se você quer emagrecer ou engordar de forma saudável, procure os referidos profissionais de saúde.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline.