Geral

HOMOFOBIA?: Corte Europeia critica Rússia por lei contra propaganda gay

HOMOFOBIA?: Corte Europeia critica Rússia por lei contra propaganda gay

Por Da Redação

HOMOFOBIA?: Corte Europeia critica Rússia por lei contra propaganda gayIlustração

A Corte Europeia de Direitos Humanos condenou nesta terça-feira (20/6) a Rússia por ter uma lei que veta qualquer propaganda ou material publicitário que promova ou faça alusão à homossexualidade. Conhecida como ?lei contra a propaganda gay?, a norma entrou em vigor na Rússia em 2013 e prevê multas de até 5 mil rublos (cerca de R$ 270) para quem ?promover relações sexuais não tradicionais? entre menores de 18 anos. Empresas, porém, podem ser penalizadas em até 500 mil rublos.


Segundo a Corte Europeia de Estrasburgo, a lei viola o direito à liberdade de expressão, além de ser discriminatória. Os juízes também se opuseram ao argumento de Moscou de que a medida seria necessária para preservar a moralidade na sociedade e evitar relações entre pessoas menores de idade do mesmo sexo.


A ação analisada pelo tribunal fora apresentada por três ativistas homossexuais russos condenados por participarem de um protesto contra a lei no país. Desde que entrou em vigor, a ?lei contra a propaganda gay? gera críticas e repercussões na Europa. Na Rússia, no entanto, apesar da homossexualidade ter sido descriminalizada em 1993, o preconceito contra gays é alto. (ANSA)


LEIA MAIS: A REVOLTA DA SANFONA: Forrozeiros armam ofensiva para garantir espaço ante invasão de Sertanejos e Anitta


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos nowww.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.