POLÍTICA: Maluf é condenado pelo STF por lavagem de dinheiro e pode perder o mandato
POLÍTICA: Maluf é condenado pelo STF por lavagem de dinheiro e pode perder o mandato
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) composta por Edson Fachin (relator do caso), Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello condenaram por unanimidade, nesta terça-feira (23/5), o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) em 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado pelo crime de lavagem de dinheiro. A condenação também determina a perda do mandato do parlamentar e multa de mais de R$ 1,3 milhão.
O deputado é acusado pelo Ministério Público Federal de usar contas no exterior para lavagem de dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo, entre 1993 e 1996, quando foi prefeito da cidade.
Segundo a denúncia, uma das fontes do dinheiro enviado para o exterior por Maluf seria da obra de construção da Avenida Água Espraiada, atual Avenida Jornalista Roberto Marinho.
A defesa de Maluf ainda pode entrar com recursos no Supremo para questionar a decisão, porque o tribunal não decidiu pela execução imediata da pena. Só depois de julgados todos os recursos e, se a decisão desta terça for mantida, o deputado poderá ser preso, e a Câmara terá de decretar a perda do mandato.