OPERAÇÃO FAMIGLIA: PF investiga fraudes em licitações e recursos públicos no sul da Bahia
OPERAÇÃO FAMIGLIA: PF investiga fraudes em licitações e recursos públicos no sul da Bahia
Foi deflagrada na noite desta quinta-feira (05/5), pela Polícia Federal a Operação Famiglia que tem como objetivo combater fraudes em licitações e desvio de recursos públicos da ordem de R$ 4.279.314, em dois municípios do Sul do Estado.
Está sendo cumprido, ao longo do dia, nove mandados de condução coercitiva e quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Teixeira de Freitas e Santa Cruz Cabrália. Agentes da PF estiveram durante a manhã na residência do ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, mas não há informações sobre os motivos e nem se ele foi um dos alvos da operação.
Investigações constataram irregularidades na contratação de uma empresa para a prestação de serviços de construção civil através de pregão presencial, pelo valor de R$4.279.314,00. As investigações apontam que a empresa vencedora do certame foi criada com fim específico de participar do procedimento licitatório e registrada no nome da avó de um dos membros da comissão de licitação daquele município.
O grupo contou com o fornecimento de ?orçamentos de cobertura?, elaborados por outra empresa participante da licitação, pertencente a um dos filhos da proprietária da empresa vencedora do certame. Em Teixeira de Freitas, o alvo da investigação seria uma empresa aberta em nome de uma idosa de 80 anos, avó do ex-procurador Adjunto e ex-presidente da Comissão de licitação da saúde da prefeitura em 2014.
Os investigados devem ser indiciados pela prática dos crimes de responsabilidade, previsto no art. 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/67, e associação criminosa, tipificado no art. 288 do Código Penal Brasileiro.
LEIA MAIS: RIO VERMELHO: Polícia prende acusado de roubo em casa lotérica ; Comparsa está foragido
LEIA MAIS: CRIME: Mulher é sequestrada, morta e ?jogada? às margens da BR 324
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.
*Publicada originalmente às 15h33