“VOCÊ SABIA?”: Tem um carro importado e um Iphone esquecidos debaixo da terra em Camaçari
“VOCÊ SABIA?”: Tem um carro importado e um Iphone esquecidos debaixo da terra em Camaçari
Dia 26 de novembro de 2012.
Para muitos um dia qualquer… O mesmo, no entanto, não pode ser dito à Jac Motors do Brasil. Afinal, numa cerimônia recheada de políticos, empresários e imprensa, a montadora chinesa ‘cravava’ aquela que então seria a pedra fundamental de sua primeira fábrica no Brasil, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. E, nada melhor do que um carro para simbolizar a ocasião.
O veículo modelo J3 vermelho, placa JAC-0003, foi enterrado em uma caixa de concreto. Com ele, cerca de 2 mil mensagens recebidas pela internet, mais objetos como iPhone, vidro de geleia, lata de Coca-Cola etc. A intenção era a de que ele só seria desenterrado em 26 de novembro de 2032.
“Estamos fazendo uma cápsula do tempo, que será aberta em 20 anos. Esse foi o primeiro carro da Jac que chegou ao Brasil e foi usado nos testes de durabilidade. Ele tem 243 mil quilômetros rodados”, explicou, na ocasião, Sergio Habib, presidente da montadora no País.
Os anos se passaram e…
A fábrica, que deveria receber investimentos de US$ 600 milhões, e ser inaugurada no fim de 2014 não saiu do papel. Só no terreno — 650 mil metros quadrados de área construída e uma produção de 100 mil carros por ano –, a JAC teria investido R$ 25 milhões em terraplanagem. Curiosamente, o carro segue no local e tem despertado reações curiosas de muitos baianos. O Aratu Online foi às ruas e pôde comprovar.
Confira no vídeo abaixo:
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Jac Motors do Brasil informou que “o carro segue debaixo do solo, mas não se sabe qual será seu fim”. Em entrevista à revista Veja, no último dia 6, o presidente da montadora no País afirmou que a empresa chinesa mantém seu projeto, mas com mudanças.
“Nosso projeto inicial era de uma fábrica para 100.000 carros, agora é para 20.000. Vamos terceirizar a estamparia (produção da carroceria a partir de chapas de aço), a soldagem e a pintura por causa dos custos e dos investimentos. Já estamos negociando esse processo com duas montadoras. Praticamente metade do investimento de uma fábrica de veículos é só para a pintura. E fazer cada uma dessas coisas num local diferente é inviável logisticamente. A carroceria virá pintada dessa montadora e nós vamos colocar os equipamentos. Tem muita montadora de caminhão que produz usando este sistema”, disse sem, no entanto, dar maiores detalhes quanto aos prazos.
VENDA
Há pouco menos de um mês, o governador Rui Costa anunciou que o terreno (a mesma área onde estava prevista a instalação da JAC Motors e onde o carro está instalado) foi vendido ao Cimatec Industrial por um preço simbólico, e contará com investimentos na ordem dos R$ 85 milhões, com recursos do Senai e também financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Procurada pela reportagem, a assessoria do Cimatec Industrial informou que “o terreno é muito amplo e o local onde o carro está enterrado não interfere na construção da obra”. O destino do veículo também “não foi pensado”.
Com investimentos na ordem dos R$ 85 milhões, com recursos do Senai e também financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Cimatec Industrial vai ampliar o centro tecnológico já em funcionamento na planta de Salvador, realizando, por exemplo, os testes com motores e pás de energia eólica, turbinas de avião, motores de grandes embarcações, além de contar também com uma pista de testes e até um túnel de vento. Eles, no entanto, não esclarecem o que farão com carro enterrado no local.
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