MUDOU: Com fim do verão, swing baiano virou aula de forró e sertanejo tomou casas de shows
MUDOU: Com fim do verão, swing baiano virou aula de forró e sertanejo tomou casas de shows
As águas de março já fecharam o verão.
Quando o Carnaval chega ao fim, o clima da cidade transforma-se em um misto de tristeza e alegria. Ainda há quem diga que o Carnaval é muito bom, porém tem aqueles que preferem o calor de uma fogueira com o friozinho do interior com aquela comida típica acompanhada de um licor para esquentar.
A cidade de Salvador já está no clima junino. Fora o calor do verão que nunca passa, a capital baiana está recheada de atrações sugestivas para o público forrozeiro. Pois é nessa época que a agenda dos artistas deste segmento costuma bombar. A partir da metade do mês de abril, as propostas de shows e eventos não para. Entre eles estão os Ensaios de São João em casas de show menores, até grandes eventos, a exemplo do Arraiá do Galinho — que acontece de 2 a 4 de junho no Parque de Exposições.
Atrações como Luan Santana, Solange, Ivete, Danniel Vieira, Léo Santana, Aviões, Tayrone e Pablo já estão confirmados, além de Larissa Manoela que faz show no dia 4 para os baixinhos.
LEIA MAIS: ARRAIÁ DO GALINHO: Terceiro dia de festa terá fenômeno infantil; Vendas começam neste sábado
O cantor e compositor Norberto Curvelo, ex-vocalista da Cangaia de Jegue, sente na agenda essa mudança de interesse do público. Sem muito espaço durante o verão agora vê a agenda lotada até junho.
“Tenho shows no interior do estado já confirmados e algumas prefeituras já entraram em contato. Mas só lá pela metade do mês de abril é que podemos confirmar as datas exatas?, afirma o cantor que recentemente começou a sua carreira solo após 10 anos na antiga banda.
DANÇAR COLADINHO
Quem não sabe dançar, aprende. E é por isso que as academias de dança lançam sempre nessa época vários intensivos de aulas de forró. Enquanto no verão pré-carnaval as pessoas procuram por aulas de swing baiano e fit dance agora é hora em que elas procuram as aulas de forró.
O professor Thiago Haynar diz que a procura nessa época aumenta. ” A gente sempre tem uma procura maior para as aulas depois do carnaval. Sempre no período de março até maio/abril”, conta ele. Porém, sempre há os atrasadinhos “Até junho tem gente procurando aula, e normalmente essa galera que vem fazer aula já na porta do São João, costuma ficar um pouco mais, pois nós temos aula o ano todo”, finaliza o professor.
A procura é mais intensa da parte masculina. O aluno Alan Feitosa conta que veio na cara e na coragem. “Eu não sabia dançar, vim antes do São João para aprender na cara e na coragem e estou aqui até hoje. Gostei das aulas”, afirma o estudante. Angel Hernandez fala que realmente a procura maior é por causa do São João, e diz que não é tão complicado assim como todos acham “O primeiro passo demora de sair, mas depois fica tudo certo”, conta. Alexsandro quer chegar na festa já sabendo os passos. Ele conta que também procurou a academia por causa do São João para aprender a dançar. “Entrei para aprender a dançar, e quero chegar no forró afinado”, brinca ele.
A enfermeira e aluna Tatiane Mançú quis aprimorar seus dotes nordestinos. “Eu sempre gostei muito de forró, e quando ia para as festas e via aquelas meninas rodopiando no salão ficava babando. Resolvi então entrar em uma aula para aprender a fazer o mesmo. ” E não é que a moça está rodopiando no salão também?!
FORRÓ EM SALVADOR
Os eventos pré-São João acontecem em diversas casas de shows em Salvador. No Coliseu do Forró tem festas às sextas e sábados, sempre com muito forró para a gaçera ensaiar. Alguns dos eventos são conjuntos a academias de dança de salão, como o que acontece no dia 8 de abril que é um projeto do professor Thiago e amigos. Além disso, os eventos acontecem também no Armazén Hall, com os ensaios da Banda Estakazero, no Boteco de Vilas a ‘Quinta do Forró Universitário’ com Norberto Curvelo e convidados.
No dia 8 de abril também acontece o Forró das Antigas. Onde a galera vai poder matar a saudade daquele forró antigo das bandas Mastruz com Leite, Limão com Mel, Magníficos, entre outras atrações. O evento acontece no Wet’n Wild e ingressos estão a partir de 60 reais.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.