Obras do aeroporto deveriam terminar na Copa de 2014. Estamos perto da Copa de 2018 e… NADA!
Obras do aeroporto deveriam terminar na Copa de 2014. Estamos perto da Copa de 2018 e… NADA!
A previsão inicial de entrega era abril de 2014, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil. Pouco mais de dois anos e onze meses se passaram (o Mundial e as Olímpiadas, também) ainda não há sinal de quando as obras do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, em Salvador, serão finalizadas.
A reportagem do Aratu Online visitou o aeroporto nesta última quinta-feira (9/3). Se por um lado, não notou mais as presenças dos tapumes – que cobriam a área externa — por outro, ainda pôde ver funcionários (dois) realizando pequenas intervenções numa pilastra no andar de embarque dos passageiros.
“É o que tem para fazer hoje”, disse um deles. “De fato, apesar de os tapumes já terem sido retirados, ainda estão sendo feitas obras. Falta ainda algumas coisas, mas estamos à espera de um aditamento do Governo”, ressaltou uma engenheira, que pediu para não ser identificada. “Acho melhor, entrar em contato com a Infraero”, opinou.
Dito e feito.
Em contato com a agência estatal — de administração indireta vinculada à Secretaria de Aviação Civil –, a assessoria de comunicação tentou explicar o contexto atual à reportagem.
“O prazo inicial para conclusão dos trabalhos, originalmente previsto para abril de 2014, precisou ser readequado em virtude dos desafios de se realizar os serviços com o aeroporto em pleno funcionamento, o que fez com que o plano de execução precisasse ser ajustado”, diz em nota.
O texto vai além. “Do escopo sob responsabilidade da estatal, apenas um item precisa ser executado: o serviço na via frontal (acesso ao terminal de passageiros). Todos os demais itens do escopo sob responsabilidade da Infraero já foram concluídos. Dentre o rol de melhorias já realizadas: Primeira etapa da nova área de check-in; Primeira fase da 2ª etapa da nova área de check-in; Terceira ilha do check-in; Ampliação da sala de embarque doméstico remoto; Ampliação dos sanitários; Conjunto de elevadores, escadas rolantes e escada fixa (ligação do térreo e o 1º pavimento); dentre outros”.
Porém, o que mais chama atenção na nota é o fato de a Infraero revelar que “atualmente a obra está suspensa. Em virtude de necessidade de readequação de cronograma após o anúncio da concessão do aeroporto”.
Situação que deixou o taxista Roberto Cerqueira ainda mais revoltado. Trabalhando no local há mais de 30 anos, ele critica “a palhaçada” que vem ocorrendo.
Confira o vídeo:
A baiana de acarajé, Maria Aparecida, 52, vê a demora da obra com um prejuízo incalculável. Antes do início da reforma, ela gozava de todo privilégio de ter sua ‘quitanda’ disposta estrategicamente na área externa, na saída do desembarque dos turistas. “Era bom demais, você sabe né.. o ‘gringo’ quando chega quer provar o que a baiana tem, comer o acarajé, o abará. Há mais de 10 anos tinha aquele ‘ponto'”, relembra.
“Aí, começou essa obra sem fim. Resultado: poeira, tapumes, confusão… me tiraram de lá e me colocaram aqui, distante. Se por acaso, eu vendia uns 300 acarajé por dia, hoje, no máximo vendo 100. Quase ninguém me vê aqui”, brada a quituteira, que teve seu ‘ponto’ deslocado para outra área, distante do público.
DIAS MELHORES?
Iniciada em 2012 com um orçamento de R$ 87,2 milhões, a obra teve o valor ampliado para R$ 112,5 milhões. A esperança é a de que nos próximos meses, o filme, enfim, ganhe seu desfecho. Afinal, segundo o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, a expectativa para os leilões de concessão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre, agendados para 16 de março, “é a melhor possível”.
Ele projetou arrecadação de R$ 3 bilhões com outorga e investimentos com a venda dos aeroportos. De acordo com as regras previstas no edital, o leilão dos quatro aeroportos ocorrerá simultaneamente, sendo o vencedor aquele que ofertar o maior valor de outorga (ou contribuição fixa inicial, que soma o valor mínimo do leilão e o ágio ofertado).
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Porém, cada grupo só poderá arrematar apenas um aeroporto por região (Nordeste e Sul). O leilão será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, BMF&Bovespa e poderão concorrer empresas brasileiras e estrangeiras.
Juntos, Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre encerraram 2016 com quase 4 milhões de passageiros a menos do que as estimativas iniciais que constam do edital da licitação. A oferta inicial do leilão para o Aeroporto Internacional de Salvador será de R$ 310 milhões, no mínimo, pelo prazo de 30 anos (prorrogáveis por mais cinco anos).
Já existem grupos nacionais e internacionais que demonstraram interesse pelo Aeroporto de Salvador. Segundo a Assessoria de Imprensa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, após a assinatura do contrato, a empresa assumirá o aeroporto e terá sua operação assistida pela Infraero pelo período de três meses. Após este prazo, a operação passa a ser do novo concessionário, com supervisão da Infraero pelo mesmo período.
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