PF deflagra ação contra venda ilegal de moeda estrangeira no Pelourinho
PF deflagra ação contra venda ilegal de moeda estrangeira no Pelourinho
A Polícia Federal (PF) deflagrou a ‘Operação Conversão’ na manhã desta segunda-feira (20/2) com o objetivo de combater o câmbio ilegal operado por operadoras de turismo na região do Pelourinho, em Salvador. Quinze agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão nas sedes das empresas.
Na ação foram apreendidos documentos e mídias, além de diversos valores em moeda estrangeira. Houve também o flagrante de mais uma empresa que operava o serviço sem autorização.
LEIA MAIS: FAXINA NATURISTA: Diarista cobra R$ 175 para limpar residências totalmente nua
De acordo com a PF, a força-tarefa foi iniciada para investigar corporações que venderiam moedas estrangeiras sem autorização do Banco Central (BC). As empresas anunciavam publicamente o serviço de câmbio e, devido ao aumento de turistas na época de veraneio na região do Pelourinho, o serviço ilegal era realizado diariamente.
LEIA MAIS: PROGRAME-SE: Confira como será o esquema de transporte para o Carnaval
O controle realizado pelo BC assegura a estabilidade da moeda e o controle de crédito, por isso a importância de realizar a fiscalização da atividade. Se as empresas operam câmbio sem a devida autorização, a autarquia federal deixa de conhecer os dados.
LEIA MAIS: VEJA VÍDEO: Carros são engolidos por cratera após forte chuva em Los Angeles
Os documentos serão submetidos à perícia e os valores apreendidos ficarão à disposição da Justiça.
Os envolvidos responderão pelo crime previsto no artigo 16 da Lei 7.942/86, que prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.
*Publicada originalmente às 12h28