PEDALANDO: Ir ao trabalho de bicicleta rende folga para servidores públicos de Salvador
PEDALANDO: Ir ao trabalho de bicicleta rende folga para servidores públicos de Salvador
Os servidores da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em Salvador, ganharam um incentivo para utilizarem a bicicleta como meio de transporte urbano na cidade. Conforme portaria publicada, nesta quinta-feira (9/2), no Diário Oficial do Município, quem se deslocar de bicicleta de sua residência até o trabalho, durante 15 dias úteis por mês, terá abono de um dia de serviço.
A resolução tem como base a Lei 12.587, de 03 de janeiro de 2012 ? que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A medida tem o objetivo de integrar o transporte urbano não motorizado ao cotidiano da cidade e promover o desenvolvimento sustentável na capital.
De acordo com o titular da Secis, André Fraga, a nova portaria traz vantagens tanto para cidade como para o cidadão. “Salvador precisa de menos carros nas ruas e nós, moradores, de uma vida mais saudável. A integração da bicicleta ao cotidiano do trabalhador e da cidade ajuda na redução das emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar, ajuda no combate ao sedentarismo e promove a mobilidade ativa”, destaca Fraga, que uma vez por semana percorre 20 km de bicicleta de sua casa até o Parque da Cidade, onde fica a sede da Diretoria de Áreas Verdes do município.
Para Eleandro Pereira, de 58 anos, servidor lotado no Parque da Cidade, a medida é um estímulo a mais para ele continuar indo de Pernambués ao parque pedalando. “Vou de bicicleta para o trabalho todos os dias. Não pego engarrafamento, exercito meu corpo e ainda ajudo a não poluir a cidade. Agora, com essa nova decisão, aumenta a minha vontade de continuar pedalando e de motivar outros colegas a fazer o mesmo. É saudável”, completa.
LEIA MAIS: HERANÇA: Com 40 dias no cargo, prefeitos adotam estratégias para denunciar antecessores
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.