AO VIVO Últimas Notícias
30/01/2017 18h38 | Atualizado em 23/03/2023 16h59

MENOS COMPLICADO: Seguro-desemprego terá liberação automática ao trabalhador em 2018

MENOS COMPLICADO: Seguro-desemprego terá liberação automática ao trabalhador em 2018

Da Redação

A partir de 2018, o trabalhador que for demitido terá acesso ao seguro-desemprego de forma mais rápida e menos burocrática. Isso porque, no ano que vem, as informações do trabalhador que perdeu o emprego serão encaminhadas pela empresa que o demitiu diretamente para o Ministério do Trabalho e Emprego, a quem caberá enviar uma mensagem ao desempregado, informando quando ele vai receber o benefício.

O sistema será usado para combater fraudes, já que, segundo o ministério, mais de 40 mil pedidos são suspeitos de fraudes. O governo descobriu uma quadrilha que forjava demissões para desviar dinheiro dos trabalhadores. A estimativa é que a economia para os cofres públicos chegue a R$ 1,3 bilhão, em 2017.

LEIA MAIS:  ?VOCÊ SABIA QUE??: Mentir que não é casado para amante pode dar até oito anos de cadeia

Atualmente, para ter o seguro-desemprego, primeiro o trabalhador precisa agendar uma data para comparecer a um posto de atendimento do ministério. É preciso reunir documentos pessoais, incluindo a carteira de trabalho e a rescisão contratual. Se estiver tudo certo, o dinheiro é liberado. Este processo, porém, pode levar até dois meses, já que muitos trabalhadores encontram dificuldades para agendar uma data para requerer o pagamento.

Em 2016, sete milhões de pessoas que foram demitidas receberam o benefício por até cinco meses.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também peloyoutube.com/portalaratuonline.

Fonte: Da redação