GAFE: Erro de digitação do Ministério da Saúde coloca Bahia no mapa da febre amarela; Entenda
GAFE: Erro de digitação do Ministério da Saúde coloca Bahia no mapa da febre amarela; Entenda
O Ministério da Saúde voltou atrás nesta terça-feira (24/1) e corrigiu uma informação sobre a febre amarela na Bahia. O boletim divulgado na noite de segunda (23/1) apontava que o Estado apresentava sete casos da doença, sendo que cinco permaneciam em investigação, um teria sido descartado e outro confirmado.
O problema é que, por erro de digitação, este caso confirmado simplesmente não existe. Depois de percebido o erro, o órgão reafirmou que os casos foram notificados em três municípios. O Ministério da Saúde disse ainda que enviou ao estado 400 mil doses extras para vacinação preventiva da população na área recomendada.
LEIA MAIS: ALERTA: Ministério da Saúde aponta primeiros casos de febre amarela na Bahia; Sesab não confirma
Em 2016, foram confirmados sete casos da doença nos estados de Goiás (3), São Paulo (2) e Amazonas (2), sendo que cinco pacientes morreram. Atualmente, o Brasil tem registros apenas de febre amarela silvestre. Os últimos casos de febre amarela urbana (transmitida pelo Aedes aegypti) foram registrados em 1942, no Acre.
Só este ano foram computados 421 casos suspeitos, sendo 87 mortes em quatro estados e o Distrito Federal. Do total, 358 permanecem em investigação, 62 foram confirmados e um descartado.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.