Geral

IMPASSE: Governo pretende fechar centro cultural e transferir colégio para o prédio; População protesta

IMPASSE: Governo pretende fechar centro cultural e transferir colégio para o prédio; População protesta

Por Heloísa Gomes

IMPASSE: Governo pretende fechar centro cultural e transferir colégio para o prédio; População protestaReprodução

Desde 2002 o Centro de Esporte, Arte e Cultura César Borges promove cursos gratuitos para crianças e adolescentes da comunidade do São João do Cabrito, localizado no subúrbio ferroviário de Salvador. Por uma decisão da Secretaria de Educação, uma possibilidade de transferir um Colégio Estadual para o prédio onde as oficinas acontecem foi comunicada, o que revoltou a população, estudantes e funcionários da unidade de ensino complementar.


Em entrevista ao Aratu Online, um dos funcionários do Centro César Borges afirma que a decisão chegou ao conhecimento da comunidade como um boato, ?essa história chegou para nós como um boato e se confirmou hoje. O representante do NRE [Núcleo Regional de Educação da zona da cidade baixa e subúrbio], Luis Henrique conversou com a gente e falou sobre a transferência do Colégio para cá. Não somos contra o Colégio, mas sim contra o fim de uma unidade que tem dado bons resultados para a comunidade?, conta.


Estudantes protestam contra substituição de Centro Cultural.


Ainda de acordo com o funcionário do Centro, o motivo que provocou a possibilidade de transferência é a falta de estrutura do prédio onde funciona o Colégio Estadual Professor Aristides de Souza Oliveira, que inclusive é alugado, já o imóvel do Centro César Borges é propriedade do estado.


Conforme a Secretaria de Educação do Estado a transferência do Colégio para o prédio do Centro não causará prejuízo para a comunidade, visto que será implantado ensino em tempo integral e os estudantes terão acesso a atividades extra. Os professores que atuam na unidade de educação serão aproveitados em parte e os demais transferidos para outros Colégios.


LEIA MAIS: LIVRES LIVROS: Projeto de incentivo à leitura prega educação por meio da solidariedade


LEIA NOTA:


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que estuda a transferência do Colégio Estadual Professor Aristides de Souza Oliveira, que funciona em imóvel alugado, para o Centro de Esportes César Borges, instalado em prédio próprio. A medida permitirá que a unidade escolar passe a ofertar Educação em Tempo Integral, ampliando os tempos e espaços de formação escolar para a comunidade de Plataforma, promovendo a formação humana integral do estudante.


Esclarece, ainda, que parte dos professores que realizavam oficinas no Centro de Esportes César Borges deverá ser absorvida pelo Colégio Estadual Professor Aristides de Souza Oliveira. Os professores excedentes serão transferidos para outras unidades escolares.


Estudantes protestam contra substituição de Centro Cultural


Contrários à proposta os alunos do Centro criaram uma comissão de estudantes para defender a permanência das atividades no prédio e se juntaram a funcionários e pais em protesto na porta da unidade de ensino. ?Existem outras alternativas que podem ser adotadas. A gente sabe que não é vantagem reformar um prédio alugado, mas então salas que estão ociosas em outros colégios podem ser utilizadas, como o Bertholdo [Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis], que é de grande porte e tem 10 salas inativas. Tem o Colégio Estadual de Plataforma que também tem salas livres. Outra saída seria utilizar um prédio que foi utilizado pelo Centro Universitário Jorge Amado e hoje está abandonado. Eles chegaram a negociar com os donos, mas a coisa não andou?, diz o funcionário do Centro de cultura. A saída de um prédio alugado para um prédio próprio representa uma economia para o estado.


LEIA MAIS: DESAFINOU: Fanfarras denunciam dívida de R$ 200 mil da Secretaria da Educação com bandas


Os cursos de teatro, capoeira, dança, boxe, futebol, além de reforços de matemática, português e cursos preparatórios para o Enem são oferecidos para crianças e adolescentes em situação de risco no bairro. Há pelo menos 15 anos o projeto recebe estes jovens da comunidade, mas com a mudança as atividades complementares que forem mantidas com a proposta do colégio em tempo integral será direcionada apenas para os alunos matriculados na instituição de ensino.


A Secretaria de Educação aguarda a divulgação no Diário Oficial para iniciar o processo de transição.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.