AO VIVO DO ESPAÇO: Nasa mostra trabalho dos astronautas ao redor do planeta em tempo real; veja video
AO VIVO DO ESPAÇO: Nasa mostra trabalho dos astronautas ao redor do planeta em tempo real; veja video
A possibilidade de ver como é flutar na galáxia e enxergar o planeta Terra do espaço está acessível a qualquer um com conexão a internet. As imagens das câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional (ISS) já foram vistas por quase 100 milhões de pessoas.
Uma das transmissões, via Youtube, segue ininterrupta desde o dia 24 de novembro de 2016 e já foi acessada por milhões de curiosos ao redor do planeta. Ela é promovida numa parceria entre a Agência Aeroespacial Americana (NASA) e a empresa de tecnologia IBM.
Clique para assistir:
Transmissão em HD direto do site da NASA
No bate papo ao vivo da transmissão, usuários de diversas nacionalidades comentam as imagens e interagem entre si. Céticos e curiosos chegam a especular sobre a possibilidade de vida inteligente fora da Terra.
As câmeras instaladas na Estação Espacial Internacional foram ativadas em 30 de abril de 2014. A estrutura é montada no mecanismo de carga externa do módulo Columbus da Agência Espacial Européia. Este experimento inclui várias câmeras de vídeo HD comerciais voltadas para a terra que estão fechadas em uma carcaça pressurizada e com temperatura controlada.
LEIA MAIS: NOVOS HÁBITOS: Por que cachorros quentes de rua diminuíram em Salvador após as hamburguerias?
A página da NASA continua com as seguintes explicações:
O vídeo das câmeras é transmitido de volta para a Terra e também transmitido ao vivo neste canal. Enquanto o experimento estiver operacional, as visualizações normalmente seqüenciarão as diferentes câmeras. Entre os interruptores da câmera, uma ardósia de cor cinza e depois preta aparecerá brevemente. Como a ISS está na escuridão durante parte de cada órbita, as imagens ficarão escuras naqueles momentos. Durante os períodos de perda de sinal com o solo ou quando o HDEV não está operando, pode ser vista uma placa de cor cinza ou um vídeo previamente gravado.
A Estação Espacial Internacional é um laboratório cuja montagem em órbita foi iniciada em 1998 e concluída oficialmente em 8 de junho de 2011. Sobrevoa a 340km ou 353km acima do planeta e viaja em média 27.700 km/h. Além dos Estados Unidos, os países participantes são Rússia, Canadá, Japão, e a Agência Espacial Europeia.
O Brasil está atualmente fora do projeto por falta de cumprimento da contrapartida, que seria o fornecimento de equipamentos para a estação. Em 2006, o brasileiro Marcos Pontes passou uma semana a bordo da ISS.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.