Geral

PRIVATIZAÇÃO DE CARTÓRIOS: Mais de 1300 aprovados escolhem comarcas que pretendem assumir na Bahia

PRIVATIZAÇÃO DE CARTÓRIOS: Mais de 1300 aprovados escolhem comarcas que pretendem assumir na Bahia

Por Da Redação

PRIVATIZAÇÃO DE CARTÓRIOS: Mais de 1300 aprovados escolhem comarcas que pretendem assumir na Bahia

Os candidatos aprovados no concurso para provimento das unidades dos serviços extrajudiciais de notas e registro no estado da Bahia vão escolher, em audiências públicas, nesta quarta, quinta e sexta-feira (11, 12 e 13), as comarcas e os cartórios onde pretendem assumir a delegação outorgada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.


Com essas audiências, marcadas para o Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, o Poder Judiciário da Bahia avança no processo de privatização dos cartórios, iniciado em setembro de 2011, com a Lei 12.352. A cerimônia de abertura das audiências teve a presença da presidente do TJ-Ba, Maria do Socorro Barreto Santiago.


presidente-tribunal-de-justica-maria-do-socorro-rosario

A presidente do TJ, Maria do Socorro Barreto Santiago, abriu o evento


Após a escolha, os delegatários vão ocupar as 1.383 vagas existentes em cartórios extrajudiciais de notas e de registro em todo o estado e os serviços passam a ser realizados em caráter privado, mas sob a fiscalização do Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Corregedoria Geral, e do Conselho Nacional da Justiça (CNJ).


A estatização dos cartórios extrajudiciais na Bahia começou na década de 1960 e assim permaneceu até que a Lei 12.52/2011, determinasse, em seu Art. 1º, que ?os serviços notariais e de registros são exercidos em caráter privado, mediante delegação do Poder Público e fiscalização do Tribunal de Justiça?.


LEIA MAIS: ?Se a Timbalada continuar perdendo fãs, o amor vai se desgastar?, diz Xexéu; cantor revela que era fã de ACM 


Os candidatos que agora fazem escolha para preenchimento das 1.383 vagas foram aprovados no concurso, conforme estabelecido no Edital nº 05/2013. O certame terminou no mês de agosto de 2016, sob a presidência do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano na Comissão do Concurso Público de Provas e Títulos.


CANDIDATOS


A escolha da serventia na audiência promovida conjuntamente pela Comissão do Concurso e as corregedorias Geral e das Comarcas do Interior terá caráter definitivo, vedada a possibilidade de permuta ou de qualquer modificação.


O não comparecimento pessoal do candidato classificado ou de seu mandatário habilitado será considerado como desistência do direito de escolha de uma das serventias ofertadas pelo edital do concurso.


LEIA MAISFACADA NO PESCOÇO: Pastor Valdemiro Santiago diz que perdoa quem tentou matá-lo em culto; veja vídeo


LEIA MAIS: FIM DO MISTÉRIO: Polícia identifica e divulga fotos dos autores da morte de Valdir Cabeleireiro


A audiência de escolha ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 próximos, com início às 8 horas, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, situado no 4º andar, na seguinte ordem:


No dia 11 de janeiro deverão comparecer os candidatos: classificados para remoção (Art. 7º do Edital de Abertura); portadores de deficiência (Art. 7º do Edital de Abertura) e da 1ª a 300ª posições da listagem geral.


No dia 12 de janeiro, os classificados da 301ª a 650ª posição, e no dia 13 de janeiro, os classificados da 651ª posição até o último aprovado.


 


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.