‘FRESCURA’: Instalação de ar-condicionado em escola gera polêmica e “desafio à gravidade” na Bahia
‘FRESCURA’: Instalação de ar-condicionado em escola gera polêmica e “desafio à gravidade” na Bahia
A instalação de aparelhos de ar-condicionado em salas de uma escola municipal recém-inaugurada em Boa Vista do Tupim, a 325 km de Salvador, rendeu assunto entre a população. Tudo porque os equipamentos foram colocados nos ambientes onde foram construídas pequenas janelas para que a ventilação natural pudesse entrar.
A questão é que, caso o eletrodoméstico seja ligado nas salas, não surtiria efeito. Os moradores do povoado Terra Boa, onde a unidade foi entregue no último dia 28 de dezembro (a três dias de o prefeito entregar seu cargo para o sucessor), chegaram a brincar e disseram que o gestor municipal, João Durval Passos (PT), “desafiou” a gravidade.
Em entrevista ao Aratu Online, Passos, mais conhecido como Gidu do PT, reconheceu e justificou o erro. “O projeto da escola previa que os equipamentos fossem instalados na sala de informática e na administração. Ao final da obra, os recursos sobraram e resolvemos colocar os aparelhos em todas as seis salas de aula”, contou.
O petista, que perdeu o pleito em outubro, apontou uma solução para que o “problema” causado na escola seja resolvido pelo atual prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes. “A gestão deve colocar blocos nas janelas e até cerâmica. Claro que se continuar assim não dá para ligar os aparelhos. Porém, se ele quiser e achar que as crianças não merecem, pode retirar e deixar sem uso”, ironizou Gidu.
Helder Lopes, por sua vez, confirmou que os eletrodomésticos foram instalados na unidade. Já Gidu disse que ajudou seu sucessor. “Em 2013, quando assumi, queria ter achado as unidades apenas para ‘tapar’ as janelas. Na época, tive que alugar casas enquanto recuperava 37 das 42 escolas municipais”, lembrou João.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.