ESCADA: Governo promete construção de policlínicas após fechamento de UPA
ESCADA: Governo promete construção de policlínicas após fechamento de UPA
Onze unidades de saúde, entre elas duas policlínicas, serão construídas em Salvador a partir de 2017. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/12) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A promessa foi feita no mesmo dia que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro de Escada fechou as portas.
De acordo com a Sesab, uma das policlínicas será construída no local, enquanto a outra ficará em Tancredo Neves. As unidades contarão com 16 consultórios, além de oferecer exames de audiometria, ultrassonografia, eletromiografia, endoscopia, ecocardiograma, ergometria, holter e mapa.
“A previsão é que ainda em janeiro seja dada a ordem de licitação para a construção da policlínica na região do bairro de Escada. Essa unidade contará com um investimento de R$17 milhões entre construção e equipamentos”, detalha o secretário da Saúde, Fábio Vilas- Boas.
Serão construídas também seis Unidades Básicas de Saúde, distribuídas nos bairros de Pirajá, Pau Miúdo, San Martin, Brotas, Itapuã e Imbuí; dois Centros de Atenção Psicossocial, que ficarão localizados nos bairros da Boca do Rio e Pau da Lima; e uma academia da saúde, na região da Palestina.
Fechamento da UPA
Por meio de nota, no último dia 25, a Sesab revelou que atendeu um pedido do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que encontrou irregularidades no contrato com a empresa Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Por sua vez, o TCE disse que não recomendou o fechamento da unidade.
“Esta é a única UPA privada do país, sendo que esta condição atípica impediu as adequações jurídicas e contratuais necessárias à continuidade contrato. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) esclarece que não haverá desassistência, visto que a região dispõe de atendimento de urgência e emergência na UPA de Periperi e nos hospitais João Batista Caribé, que é voltado para o atendimento à mulher, e Subúrbio, este indicado para os casos mais graves. Além disso, existem leitos de retaguarda no Hospital Alayde Costa”, pontuou a nota da secretaria.
Veja a reportagem acerca do caso:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.