Com salários atrasados, servidores do Rio protestam com ‘ceia da miséria’
Com salários atrasados, servidores do Rio protestam com ‘ceia da miséria’
Sem salários desde de novembro, centenas de servidores do Rio de Janeiro organizaram nesta sexta (23/12) uma caminhada em direção ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual. Eles cobravam a regularização do pagamento, que só será depositado em janeiro de 2017, e o 13º salário. O ponto alto da manifestação foi a ?ceia da miséria?, encenada em frente ao palácio, quando os servidores comeram pão e beberam água em alusão à penúria do Natal dos servidores.
Com um novo bloqueio de contas do governo pela União, as duas primeiras parcelas do pagamento de novembro ? de um total de nove ? não serão pagas. A nova previsão é que os salários sejam regularizados em até cinco parcelas, entre 5 e 17 de janeiro. O pagamento do 13º, no entanto, não tem previsão para nenhuma categoria, segundo a Secretaria de Fazenda.
Ao todo, terão confraternizações de fim de ano cerca de 40% dos servidores do estado. Os funcionários do Judiciário e do Legislativo estão com os salários em dia, mas no Executivo só receberam os servidores da ativa da educação ? com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ? e da segurança pública. Os pensionistas, no entanto, entram no parcelamento, o que preocupa, por exemplo, a Associação de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 19h38