MATATU DE BROTAS: Idosa morre após árvore ‘sagrada’ cair e atingir oito residências no Terreiro de Alaketu
MATATU DE BROTAS: Idosa morre após árvore ‘sagrada’ cair e atingir oito residências no Terreiro de Alaketu
A chuva registrada na capital baiana desde a madrugada desta sexta-feira (2/12) causou uma tragédia no bairro de Matatu de Brotas. Por volta das 2h, uma árvore de grande porte (de 15 a 20 metros de altura) caiu dentro do Terreiro de Alaketu, que fica na Rua Luís Anselmo. Na queda, atingiu oito casas e destruiu três.
Segundo a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar, numa das residências atingidas, uma senhora, identificada como Vanda Marins Ribeiro, de 62 anos, acabou vindo a óbito.
Os outros três ocupantes da mesma casa – a filha (Amanda Marins, 24 anos) e outros dois netos de Vanda – , por sorte, sobreviveram com apenas algumas escoriações. Eles foram encaminhados a uma unidade hospitalar. Uma outra jovem, que morava em outra residência atingida, também, foi encaminhada ao hospital. Ela passa bem.
Informações extraoficiais dão conta que moradores já haviam solicitado desde 2011 à retirada da árvore centenária do local da tragédia. Ao Aratu Online, Suzane Barbosa, iyá atinsa do terreiro, revelou que a árvore é sagrada e representa um orixá antigo, o Iroko. “Um raio atingiu a árvore… esse foi o motivo da queda. Isso por volta das 2h e 2h15 desta sexta”, resumiu Suzane.
A Codesal condenou o imóvel onde funciona o terreiro. Curiosamente, o templo religioso é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em dezembro de 2004. Agentes da Codesal, Samu e Corpo de Bombeiros estão no local desde a madrugada.