PARAÍSO: Praia de Salvador recebe selo de reconhecimento internacional
PARAÍSO: Praia de Salvador recebe selo de reconhecimento internacional
A Bandeira Azul – um selo internacional de caráter socioambiental existente há mais de 30 anos e reconhecido em todo o mundo – foi hasteada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, pela primeira vez na praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe neste domingo (27/11). O local fica na Ilha dos Frades, pertencente a Salvador.
Segundo a Fundação Baía Viva, o processo para obter a certificação durou cerca de dois anos. Nesse período, a praia registrou um aumento médio diário no número de turistas internacionais de 15 para 60. Além disso, o consumo médio no local subiu de R$ 12 para R$ 84.
O reconhecimento internacional pela conservação da natureza de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe foi solicitado pela Prefeitura. O ritual sinaliza a conformidade da praia com os critérios estabelecidos pela certificação, que são: Educação e Informação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental; e Segurança e Serviços.
“Aqui temos um exemplo de como essa parceria deu certo e viabilizou, entre outras coisas, a construção de um belíssimo terminal com toda infraestrutura necessária e que foi importante para a concessão da Bandeira Azul. Essa certificação coloca Salvador num roteiro internacional de praias e pretendemos explorar isso economicamente também. Já iniciamos, por exemplo, o processo de desapropriação de uma área aqui na praia para implantação de uma central de informações turísticas. E vamos continuar investimento aqui e nas outras ilhas de Salvador e estimulando eventos como o Festival Náutico, que está acontecendo na cidade”, lembrou ACM Neto.
O prefeito, que estava acompanhado dos secretários municipais de Cidade Sustentável, André Fraga, além da coordenadora da Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, e da representante da Fundação Baía Vivai, Isabela Suarez, afirmou ainda que Salvador vai pleitear o selo para outras praias.