TAXISTAS CONTRA-ATACAM: Motoristas lançam próprio aplicativo de táxi para combater altas taxas
TAXISTAS CONTRA-ATACAM: Motoristas lançam próprio aplicativo de táxi para combater altas taxas
Os taxistas estão ávidos por uma alternativa que combata os forasteiros que invadiram seu mercado e levaram os seus clientes. Com a chegada do Uber, os profissionais de transporte particular precisaram repensar não só a forma de atendimento, mas a maneira como se conectam com os clientes.
Buscando a independência dos aplicativos que dão suporte ao trabalho da categoria, os taxistas se lançam ao vale do silício e desenvolvem um app para competir ?mano a mano? com o Uber. Desesperados, encontraram uma forma clandestina de enfrentar o concorrente ? inclusive ainda não regulamentado. Os próprios taxistas se articularam para desenvolver um aplicativo de chamadas de corrida, ?esse serviço não tem nada a ver com a associação (Associação Municipal de Taxistas) e não tem apoio da prefeitura. Nele o profissional paga R$ 30,00 por mês e 10% por corrida?, conta Valdeilson Miguel, presidente da Associação Municipal de Taxistas.
Durante uma viagem surge um desabafo, ?sabe, essa concorrência com o Uber é desleal. Somos escravizados pelos aplicativos, o Easy e o 99 Táxis cobram 30% sobre o valor da corrida e o Easy ainda pega mais R$ 2,00. Quando inventam promoção para os usuários aí que o nosso lucro é menos ainda. Muitos colegas não aguentam mais isso e vão parar de usar, ou vão continuar pegando passageiro nos pontos ou vão usar o aplicativo novo dos taxistas que é mais barato?, confessa Irmão Delson, taxista há mais de 20 anos.
Temerosos pelo mercado que classificam como desleal, nem com as férias os motoristas sonham, ?foi pra feira, perdeu a cadeira? ? ou melhor, não foi para rua o Uber pega sua fatia de mercado. Como uma saída legal para a luta contra os serviços de carona remunerada, a Associação Municipal de Taxistas desenvolveu um caminho alternativo e libertador, a lei áurea dos taxistas, um aplicativo que oferece um misto dos serviços encontrados em outros apps do mercado, com taxas menores para os profissionais e mais transparência para o consumidor.
?Não dá para negar que essa tecnologia serviu a categoria, mas após um determinado momento ela nos escravizou e as taxas começaram a se elevar. A grande questão é combater todos os aplicativos de corrida existentes, não só o Uber?, promete Valdeilson Miguel.
O novo aliado dos taxistas terá tarifa dinâmica ? o preço é determinado de acordo com a lei de oferta e demanda, ?se você está no Imbuí e tem muitos táxis por lá, a tarifa dinâmica será mais baixa, se temos poucos carros na região, a tarifa se eleva?, explica o presidente a Associação. Outra funcionalidade é a corrida compartilhada e o diferencial está no taxímetro disponível no painel do cliente para que ele possa acompanhar o medidor de valor da corrida.
Tudo está sendo articulado junto com a prefeitura, é o que garante Adeilson Miguel, um regulamento já foi elaborado e será finalizado nesta sexta-feira (11/11), após a divulgação no Diário Oficial do Município, o novo aplicativo será trabalhado na cidade. ?Vamos fazer todo um trabalho de marketing para apresentar nosso aplicativo para a população, vamos divulgar bastante, basta só bater o martelo. Outro ponto discutido são as promoções e descontos, a categoria precisa entender que precisamos resgatar nossos clientes e que essa é a melhor alternativa?, revela.
Desde 2011 há uma proposta de desenvolver um app próprio, mesmo antes do Uber surgir, mas a categoria não aderiu à tecnologia por mera desconfiança e de quase pioneiros, tornaram-se desesperados por um contra-ataque. O novo serviço de solicitação de corridas cobrará uma taxa de até 15% aos taxistas e em parceria com a prefeitura, como cumprimento de uma exigência do município, será feito um monitoramento dos veículos, assim como os ônibus por meio do Cittamobi.
?Com a regulamentação do aplicativo vamos estabelecer um teto de cobrança para que não venha qualquer um de lá e cobre a taxa que quiser. A médio e longo prazo os motoristas de Uber vão perceber que são explorados, mesmo o aplicativo bancando algumas corridas, 25% do valor é um preço muito alto para as manutenções que os veículos precisam. Os pneus têm que ser trocados a cada seis meses e o óleo é trocado por mês, por exemplo?, avalia.
Nós, criadores da tecnologia, passamos a servos. A chave de libertação dos taxistas está no pagamento de taxas menores para maior competição, oferecendo preço justo e serviço de qualidade e os consumidores agradecem.