DIAS DAS CRIANÇAS: Brasileiros pretendem gastar menos com presentes
DIAS DAS CRIANÇAS: Brasileiros pretendem gastar menos com presentes
Os brasileiros pretendem gastar menos com as compras de presentes para o Dia da Criança, segundo a Sondagem de Expectativas do Consumidor, divulgada nesta quinta-feira (6/10) pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). A pesquisa foi feita no período de 1º a 22 de setembro, em 2.101 domicílios de sete capitais brasileiras.
O indicador que mede a intenção de gastos para a data atingiu 59,3 pontos este ano, menor valor da série histórica, mantendo a tendência de queda iniciada em 2014, quando atingiu 85,6 pontos. Em 2015, o indicador ficou em 63 pontos.
?Houve estabilidade em 2012 e 2013 e a partir daí, o indicador começou a cair?, disse a economista Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor. A proporção dos consumidores que tencionam reduzir os gastos no Dia da Criança aumentou de 41,1% para 44,9%.
Segundo a economista, isso é um reflexo da cautela de todo o período de recessão que o país atravessa. ?Há uma melhora nas expectativas dos consumidores para os próximos seis meses, mas ainda a intenção de compra se mostra cautelosa. Apesar de os consumidores estarem com perspectivas mais favoráveis para o futuro, eles ainda estão cautelosos, preferem não arriscar no momento em relação às compras que não são uma necessidade básica, digamos assim?.