HISTÓRICO: Major é a primeira mulher a comandar grupamento dos bombeiros na Bahia
HISTÓRICO: Major é a primeira mulher a comandar grupamento dos bombeiros na Bahia
A major Ana Fausta de Assis fez história nesta quarta-feira (15/9) ao assumir o 13º Grupo de Bombeiros Militares (GBM) da Bahia. A oficial, que entrou para a Polícia Militar em 1990 e ingressou no Corpo de Bombeiros sete anos mais tarde, é a primeira mulher a chefiar o cargo.
?Fui a primeira oficial a ir para o Corpo de Bombeiros. Ser bombeiro é tudo. A atividade de salvar vidas engrandece qualquer ser humano. Eu acho que é o segundo maior desafio que assumo na minha vida, o primeiro foi criar filhos. Vou abraçar a nova tarefa com todo o carinho e toda a feminilidade, porque o toque feminino é necessário em tudo nessa vida?, ressaltou a major.
O 13º GBM, ou Grupamento Marítimo (Gmar), é responsável pelo salvamento aquático e também pela parte de mergulho e resgate em Salvador. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, relatou que a major Ana Fausta é da primeira turma de mulheres que ingressaram no Estado como militares.
?É a primeira oficiala superior militar estadual. Ela vem se conduzindo de forma muito proativa e se habilitou a ser a primeira comandante mulher de um grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. E nada melhor que um grupamento especializado, que precisa desenvolver seus serviços e hoje está se tornando referência em mergulho de segurança pública no Brasil?, finalizou o oficial.
Foto: Elói Corrêa/GovBA