“BANCADA DA BALA”: Cresce número de candidatos-PMs nas grandes cidades da Bahia
“BANCADA DA BALA”: Cresce número de candidatos-PMs nas grandes cidades da Bahia
O termo “bancada da bala” é utilizado no Brasil em referência aos políticos ligados à indústria das armas ou policiais militares e civis. Nas eleições 2016, ano que serão escolhidos vereadores e prefeitos, o grande número de agentes do Estado que concorre ao pleito têm chamado a atenção nas principais cidades da Bahia.
Em um hipotético ranking deste quesito, Salvador aparece em primeiro lugar. São 976 candidatos, sendo que 35 se declararam policiais militares. Nas principais cidades do interior, como Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro e Vitória da Conquista, a situação não é diferente. Os dados estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em Feira de Santana, são 401 candidatos que pretendem atuar na Câmara. Destas, nove fazem parte do quadro da PM. Em Itabuna, Sul da Bahia, das 356 se candidataram, sete fazem parte da corporação. Juazeiro e Vitória da Conquista também aparecem no ranking com três policiais cada.
As patentes dos candidatos também são diversificadas e variam de soldados – cargo mais baixo na carreira militar – até coronéis – patente mais alta -.
A Secretaria da Administração da Bahia informou, por meio de nota, que o policial militar que concorre a uma vaga na Câmara dos Vereadores, fica afastado das suas funções por meio da licença para concorrer a mandato eletivo. No período, eles ficam impedidos de receber salários.