DICAS DE LAZER: Estudantes de escola pública criam aplicativo para atrair visitantes ao Subúrbio
DICAS DE LAZER: Estudantes de escola pública criam aplicativo para atrair visitantes ao Subúrbio
Um grupo de 14 estudantes da rede estadual de ensino resolveu valorizar, em grande estilo, o local onde vivem – o Subúrbio Ferroviário de Salvador. Eles criaram um aplicativo chamado “Subúrbio SSA” para smartphones e tablets, com sugestões de locais de lazer na região para soteropolitanos e turistas.
Além de despertar nos moradores o sentimento de pertencimento, o app (redução da palavra ‘aplicativo’) pretende chamar pessoas que vivem em outras áreas da capital baiana para atividades artísticas, culturais e sociais promovidas na região.
A nova ferramenta interativa está disponível para download na loja virtual Play Store para smartphones e tablets que possuem sistema Android. Com apenas alguns cliques, o público tem acesso a informações sobre os bairros, trem, história, além da divulgação de sites, blogs e redes sociais que promovem o que há de melhor no subúrbio. Outro destaque é um mapa com indicações e orientações de como chegar aos diversos pontos turísticos da região para atrair mais visitantes.
Para o desenvolvimento da ferramenta, os jovens fizeram gratuitamente o curso de Análises de Mídias Sociais, do projeto social Estúdio Multimeios, realizado pela Cipó ? Comunicação Interativa. O curso é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
O educador da área de Comunicação, Gustavo Lisboa, cita os principais benefícios da iniciativa. ?É muito gratificante enxergar que os conteúdos sobre comunicação, apresentados em sala de aula, geraram transformações positivas nas vidas desses jovens, pois eles passaram a ter um olhar mais crítico para avaliar a comunicação e a executar de forma prática o que aprenderam, a exemplo da nova forma do uso pessoal das redes sociais digitais?.
De acordo com o professor, “é fantástico ver que os educandos passaram a valorizar o Subúrbio Ferroviário de Salvador, local onde eles moram e estudam. Também passaram a enaltecer as suas qualidades e especificidades”.