SIMULAÇÃO: Bope treina policiais para desarticular explosivos em caso de ameaça; Veja fotos
SIMULAÇÃO: Bope treina policiais para desarticular explosivos em caso de ameaça; Veja fotos
Cerca de 39 agentes de segurança pública participaram de um treinamento para prevenção e remoção de bombas em caso de atentados terroristas. A ação ocorreu no Batalhão de Operações Especiais (Bope), no município de Lauro de Freitas.
O curso está sendo realizado desde a última segunda-feira (25) e se encerra neste sábado (30/7) para identificação e remoção de bombas e objetos suspeitos. A capacitação, realizada pelo Governo do Estado, objetiva fortalecer o sistema de segurança para ação mais rápida e segura no cotidiano das cidades baianas e também em eventos de grande porte como as Olimpíadas.
A turma é composta por oficiais e praças da PMBA, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e agentes de segurança da Casa Militar do Governador, com a carga de 60 horas/aula.
SIMULAÇÃO
Nesta sexta feira (29), o batalhão realizou simulação prática com a turma, na qual os alunos foram submetidos a diversos cenários e condições. Eles puderam colocar em prática as noções adquiridas sobre identificação e manuseio de explosivos. O grupo de alunos foi acompanhado por uma equipe de instrutores até o pátio da unidade, onde foram realizadas demolições, brechas e extração de obstáculos com o auxílio de robôs, atividades desenvolvidas para melhorar o tempo de resposta e a eficácia dos agentes para atuar em ocorrências que envolvam artefatos explosivos.