Geral

Em gravação vazada, diretor do HGE grita com equipe e dispara: “aqui não é o Roberto Santos”

Em gravação vazada, diretor do HGE grita com equipe e dispara: “aqui não é o Roberto Santos”

Por Jean Mendes

Em gravação vazada, diretor do HGE grita com equipe e dispara: “aqui não é o Roberto Santos”Carol Garcia/divulgação/Sesab

O diretor geral do Hospital Geral do Estado (HGE), André Luciano Santana de Andrade, foi flagrado, em áudio, dando um “sermão” em algumas funcionárias que trabalham no local. Tudo aconteceu após uma enfermeira empurrar um carrinho de nutrição no elevador que Andrade estava. O médico, que há mais de uma década dirige o maior hospital público da Bahia, chega a criticar a administração de outro hospital, o Roberto Santos.


“[…] Tenho 40 anos de casa, 14 sentado nessa cadeira. Como estou na presença de mulheres, eu vou pedir desculpa por um termo. Esta casa não é a esculhambação do Roberto Santos. Não pensem que isso aqui não tem comando. E eu estou presente 24 horas por dia nessa casa. Estou chamando o Roberto Santos de esculhambação pois vi aquele hospital nascer e sei como é dirigido”, desabafa.


O médico elogia uma integrante de sua equipe e testemunha o que aconteceu no elevador. “Sei como dona Consuelo [também funcionária do HGE] trabalha, com diretrizes, com conversas e tudo. Então não estranhe, querida, porque você hoje foi muito mal educada, não é porque o elevador tem a preferência da subida. Se eu não saio do lado você empurrava o carro em cima de mim”, critica.


Neste momento, o médico aumenta o tom de voz. “Não to mentindo não porque você pediu licença e avançou o carro, eu não sou homem de mentir não, olhe minha idade, me respeite. Eu sou um homem de respeito. Eu rezei para o carro não encostar em mim […]. Essa casa não é a esculhambação do Roberto Santos. Se vocês vieram com os vícios do Roberto Santos, esqueçam se querem continuar trabalhando aqui. Aqui tenho três mil funcionários e podem perguntar as suas colegas. Eu chamo aqui de família HGE. Quem não quer fazer parte dessa família ‘thau e bença'”, informa André Luciano.


Ainda em um tom alto de voz, o médico ensina sua maneira de trabalhar para as funcionárias. “Agora, aqui tem regras. Isso aqui não é a casa da mãe Joana. Aqui faz o que é pré-determinado. Se eu estou chamando vocês não é a primeira vez. […]. Vocês acham que é bom para mim eu mal chegar no hospital e já ir reclamando. Esse não é meu perfil. Eu trato todo mundo com muita educação. […], Se mantenham calmas, vocês estão trabalhando no HGE”, finaliza.


Depois de ouvirem o diretor por quase cinco minutos, as mulheres chegam a discutir com André. No áudio é possível ainda ver uma delas soluçando, o que parece ser choro. Ainda não se sabe a data exata que o áudio foi gravado.


Procurada pelo Aratu Online, a Secretaria de Saúde da Bahia disse que já tem conhecimento do áudio, mas relatou que não vai se pronunciar sobre o assunto. O diretor flagrado na conversa, que relatou estar “24 horas” no hospital, não foi encontrado pela reportagem. O Sindicato dos Enfermeiros da Bahia informou que tem conhecimento do caso e repudiou o ato da administração do HGE.


LEIA MAIS: SEM RESSENTIMENTOS: Sobre polêmica, direção do Roberto Santos mantém diplomacia: ?relações continuam?


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.