‘APPLE, PAGUE MEU DINHEIRO!’: Homem processa empresa de tecnologia alegando ter criado o Iphone em 1992
‘APPLE, PAGUE MEU DINHEIRO!’: Homem processa empresa de tecnologia alegando ter criado o Iphone em 1992
Um residente da Flórida, nos EUA, chamado Thomas S. Ross resolveu processar a empresa americana Apple, alegando que a empresa estaria infringindo os direitos de uma invenção feita por ele em 1992.
De acordo com Thomas, a empresa teria roubado a ideia de uma de suas invenções, registrada a mão em 1992, e patenteada como ERB (sigla para ?Dispositivo Eletrônico de Leitura?), na criação dos iPhones e, eventualmente, dos iPods e iPads.
A ação judicial afirma que o autor foi o primeiro a registar um dispositivo com este design, quase 15 anos antes do primeiro iPhone. De acordo com as informações, entre 23 de maio de 1992 e 10 de setembro de 1992, Ross projetou três desenhos técnicos do dispositivo, que consiste principalmente em painéis retangulares e planos com cantos arredondados.
O aparelho esboçado por Ross consistia em um leitor de mídia com um visual relativamente parecido com nossos smartphones atuais, com uma enorme tela na frente e apenas alguns botões pequenos na parte de baixo, sendo pequeno o suficiente para caber na palma de sua mão.
Segundo o site The Telegraph, Ross pediu uma compensação de nada menos do que 10 bilhões de dólares (o equivalente a 33 bilhões de reais). Além disso, ele também quer receber royalties de 1,5% das vendas futuras do aparelho ? o que pode resultar em lucros de 3,5 bilhões de dólares ao ano para o inventor.