CARONA SOLITÁRIA: Concorrente do Uber vai testar carros sem motorista em 2017
CARONA SOLITÁRIA: Concorrente do Uber vai testar carros sem motorista em 2017
Não é feitiçaria. É tecnologia.
Cansado daquele motorista que coloca aquelas músicas que você não curti para tocar? Não está a fim de papo? Não agüenta mais ser mal atendido? Seus problemas podem chegar ao fim em um futuro não tão distante. O aplicativo Lyft, maior concorrente do Uber pretende testar em 2017 carros sem motorista, a proposta faz parte da parceria entre a empresa de caronas e a montadora GM.
O carro utilizado será o Chevy Bolt, 100 % elétrico. A ideia surgiu após o investimento da Generl Motors de R$ 500 milhões na Lyft para testes de veículos autônomos, no início deste ano. Os clientes não serão obrigados a embarcar nesta viagem solitária, haverá uma versão atualizada para que o passageiro escolha se quer ou não um carro sem piloto.
Infelizmente o Brasil deve demorar em viver esta experiência. A cidade americana onde o teste será realizado ainda não foi escolhida, entre as opções estão aquelas em que existem leis específicas que regulamentam a utilização de carros autônomos, como Califórnia, Flórida, Michigan e Nevada. Os testes ainda não são legalmente permitidos.
Para não ficar atrasado, o Uber já pensa em um piloto robô, o que diminuiria o custo da corrida, o CEO da empresa ousa dizer que utilizar a plataforma ficará tão barato ao ponto de que ter um carro não seja mais vantajoso. Enquanto a tecnologia avança, os Estados Unidos pensam em quem responsabilizar em casos de acidentes com estes veículos inteligentes. No primeiro momento a proposta é que os fabricantes respondam judicialmente.