‘CINQUENTINHAS’: Por valor de habilitação exigida, condutores protestam na Av. Paralela; Entenda
‘CINQUENTINHAS’: Por valor de habilitação exigida, condutores protestam na Av. Paralela; Entenda
Cerca de trinta proprietários de motos com 50 cc, conhecidas como ?cinquentinhas?, estão reunidos na Avenida Paralela na noite desta terça-feira. O protesto ocorre em frente ao supermercado Extra, sentido aeroporto.
A manifestação veio à tona após a aprovação do decreto que entra em vigor já nesta quarta-feira (1º de junho) com a exigência de habilitação para conduzir as cinquentinhas. Quem descumprir essa determinação estará comentendo infração gravíssima e pode ser multada em R$ 574,62, além de ter o veículo apreendido.
Os condutores de “cinquentinha” podem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos, ou solicitar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), documento que permite conduzir motos com motor de até 50 cc.
Segundo o gerente de produção, Lucas Mattos, 21 anos, os condutores não são contra a exigência, mas protestam pelo fato de a ACC ter o mesmo valor de uma CNH. “Nós temos uma moto de menor valor por nossas condições serem mais baixas, então queremos preços mais acessíveis”, afirmou.
Retirar os dois documentos tem o mesmo procedimento, mas a CNH categoria A exige 45 horas/aula de teoria e 20 horas/ aula de prática, enquanto a ACC pede 20 horas/aula no curso teórico e 10 horas/aula para a prática.