TRÁFICO DE ANIMAIS: PRF flagra homem transportando mil filhotes na BR-110
TRÁFICO DE ANIMAIS: PRF flagra homem transportando mil filhotes na BR-110
Policiais rodoviários federais resgataram mil filhotes de canários-da-terra que estavam com um traficante de animais silvestres no fim da manhã desta segunda-feira (30/5). O flagrante ocorreu por volta de 11h, no quilômetro 240 da BR 110, em Petrolândia, no Pernambuco, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.
Durante abordagem a um automóvel, os policiais encontraram os animais no interior do veículo, sendo transportados aglomerados em pequenas gaiolas. Questionado pelos policiais, o condutor do veículo informou que seguia de Itabuna com destino a Caruaru.
O homem de 60 anos já foi flagrado mais de 10 vezes pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) traficando animais silvestres em diversos estados do Brasil, mas como é enquadrado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais que estipula detenção de seis meses a um ano e multa, o fato acaba sendo tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, possui a pena máxima combinada de até dois anos de cerceamento de liberdade ou multa, cabendo apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Desta vez, o idoso foi preso em flagrante pela PRF, pois houve o transporte de animais silvestres sem autorização, concomitante a maus-tratos com resultado morte, haja vista que já havia 15 aves sem vida por conta do transporte inadequado.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Paulo Afonso, e os animais serão levados nesta terça-feira (31/5) para Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Salvador.