Geral

OUTRO NÍVEL: Baianos reinventam profissões durante crise; Veja 10 que são (puro) sucesso

OUTRO NÍVEL: Baianos reinventam profissões durante crise; Veja 10 que são (puro) sucesso

Por Da Redação

OUTRO NÍVEL: Baianos reinventam profissões durante crise; Veja 10 que são (puro) sucesso

Os brasileiros já devem estar cansados de ouvir a palavra ?crise?, que, apesar de pequena, assusta. Porém, a Bahia é mesmo uma mina de gente criativa que não se abate assim tão facilmente.


Segundo a última pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 20 de abril deste ano, o Brasil tem hoje 10,4 milhões de pessoas sem ocupação.


Mas, como ?ser baiano é outro nível?, muitos preferem transformar a tal palavra em ?crie?. Não se trata apenas de retirar a letra ?s?, mas de enxergar oportunidades mesmo diante das dificuldades. Ir na contramão e apostar na criatividade.


Baiano é tão miserê que consegue fazer piada e rir da própria miséria. Mais do que criar, tem o poder de se reinventar. Sim, eles trouxeram à tona trabalhos do tempo do ronca que estavam em baixa, mas que voltaram a fazer sucesso na capital baiana.


Atento a isso, o Aratu Online preparou uma lista de 10 trabalhos antigos que ganharam uma nova roupagem e adaptação na contemporaneidade.


Se você está desempregado ou desanimado com o trabalho, veja a lista e aproveite para se inspirar.


1.DOG WALKER


Sem título

Foto: Divulgação


O serviço, também conhecido como passeio com cães, não é exatamente novo, mas tem se intensificado com a crise. Bastante difundido em países de primeiro mundo, o passeador é uma alternativa para proprietários de cães que, devido a inúmeros motivos, não possuem disponibilidade de exercitar seu bicho de estimação.


2.GARÇOM AMBULANTE


garçom

Foto: Reinaldo Canato/UOL


Poderia ser apenas mais um vendedor ambulante ganhando a vida em meio ao congestionamento e as sinaleiras. Mas o que chama a atenção dos motoristas que transitam pela orla da capital baiana é a aparência nada convencional de um vendedor. Ele trabalha vestido como um garçom: com camisa branca, calça social preta e gravata borboleta, carrega as garrafas dentro de um balde de alumínio com gelo, em uma bandeja.


3.ESMALTERIA


esmlateria

Foto: Divulgação


O recente segmento no ramo do empreendedorismo ganhou força em bairros e shoppings de Salvador. Diferentemente de um salão de beleza, que tem vários serviços, uma esmalteria presta exclusivamente serviços de manicure e pedicure. O diferencial está na oferta de esmaltes especiais e importados para além das marcas comuns (como Colorama, Risqué e Impala) e também na diversidade de apetrechos e acessórios para aplicação nas unhas. Tem para todos os gostos!


4.BICICLETA DE CAFÉ


cafe

Foto: Lúcio Távora/A Tarde


Inspirado nos velhos conhecidos carrinhos de café, o chamado de ‘La Frida Bike Café’, leva café com poesia sob duas rodas: uma bicicleta que circula pela cidade. O diferencial está na ideologia, que surgiu para espalhar poesia nas ruas, ocupar espaços públicos e incentivar um estilo de vida simples em um ambiente livre.


O La Frida possui, anexado a bike, um mini sebo para venda, troca e doações de livros para intento social.


O nome do serviço é uma homenagem a famosa pintora mexicana Frida Kahlo.


5.FOOD TRUCK


foodtruck

Foto: Reprodução (http://goo.gl/5q1SsL)


A necessidade e falta de opção fez surgir em Salvador, há muitos anos, um comércio de alimentos improvisado nas kombis antigas e com uma aparência velha – que nem nome tinha. Mas atualmente para transformá-lo em uma aconchegante espaço de gastronomia serviço virou o queridinho dos chefes de cozinha, que investem no veículo já de forma programada. É a chamada tendência dos ‘food trucks’.


Além da comida oferecida, os food trucks investem também na aparência cada vez mais caprichosa, inusitada e ‘diferentona’ das kombis. A decoração é a forma que os empreendedores encontram de chamar atenção e dar personalidade ao negócio.


6. ATENDENTE DE WHATSAPP


zap

Foto: Brent Lewin/Bloomberg


O tão conhecido cargo de secretária – que desempenha diversas funções – ganhou um novo tipo de especialização: atendente de WhatsApp. A nova função ainda é muito recente, mas promete se tornar tendência no mercado.


O contratado ganha, em média, R$ 2 mil para esclarecer dúvidas, gerir crises e responder questionamentos de clientes internautas no aplicativo de mensagens.


7.BRIGADEIRO GOURMET


brigadeiro

Foto: Reprodução (http://goo.gl/BqgZdP)


A função das tradicionais doceiras – que fazem doces de encomenda para festas – ganhou uma roupagem mais criativa e sofisticada. Agora com o nome de ‘brigaderia gourmet’, quem trabalha com as encomendas tem o desafio de não apenas fazer o doce gostoso, mas de saber decorar-lo com as variadas opções de granulados, guloseimas, enfeites, forminhas, embalagens e afins.


Sim, a novidade também está na diversificação dos sabores do brigadeiro que pode ser de: paçoca, menta, chocolate meio amargo, ao leite, branco, preto, amêndoa, de frutas, entre outros.


8. MARMITA FITNESS


marmita

Foto: Divulgação


Até o ramo das quentinhas aderiram a moda fitness na capital baiana. O velho conceito das marmitas mudou e agora têm uma roupagem mais saudável e nutritiva. Além disso, as vendas deixaram de ser apenas por telefone e passaram a fazer parte do universo tecnológico. Em Salvador, diversas empresas fazem a comercialização de refeições sem glúten, sem lactose, light, entre outras. A divulgação e o primeiro contato são feitos, em sua maioria, por aplicativos e redes sociais.


9.MIXOLOGISTA


mixologista

Foto: Divulgação


É uma versão requintada de roskeiro – profissional que faz drinks com frutas, cachaça e vodka em eventos. O mixologista é a pessoa que aplica técnicas da gastronomia no prepara de bebidas, trazendo para as taças xaropes, caldas, espumas e o que mais ditar a criatividade de cada profissional.


O mixologista toma cursos onde estuda ingredientes e métodos de fabricação de destilados e fermentados.


10.IDEOLOGIA EM T-SHIRTS


t-shirt

Foto: Divulgação – Soul Dila


A venda de camisetas despojadas nunca fez tanto sucess. Com frases criativas e de coisas regionais como gírias e coisas peculiares da Bahia , o diferencial do investimento nas t-shirts atualmente vem associado a ideologias e ações sociais.


Ideias de ajudar o próximo, espalhar amor e fazer do mundo um lugar melhor são associadas a estratégias de marketing que antes não eram utilizadas.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.