DENÚNCIA: Suspeitos de assalto são agredidos por PMs dentro de campus de campus Federal na Bahia; Comando rebate
DENÚNCIA: Suspeitos de assalto são agredidos por PMs dentro de campus de campus Federal na Bahia; Comando rebate
Estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) procuraram o Aratu Online para denunciar uma suposta agressão de policiais militares contra três assaltantes dentro do campus Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.
Segundo eles, o trio era suspeito de roubar estudantes na porta da instituição por volta das 12h da última quinta-feira (5/5). Os homens, sendo dois adultos e um menor, foram encontrados cerca de cinco horas depois e levados ao local do crime para serem reconhecidos pelos seguranças do IFBA.
Segundo os denunciantes, que preferiram não se identificar, os policiais pertencem ao Comando Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Pólo). O comandante do Batalhão, major Orlando Rodrigues Filho, confirmou ao Aratu Online que os suspeitos foram conduzidos à instituição. “Todos foram levados para serem reconhecidos pelos seguranças, testemunhas do roubo. Com eles, foram encontrados um simulacro de revólver e o celular da vítima”, relata.
O major rebate a queixa dos estudantes sobre as agressões físicas sofridas pelo trio. “Poucas vezes a Cipe está envolvida em denúncias deste esse tipo. Nós procuramos ser muito técnicos. Além disso, na delegacia ficou comprovado que os suspeitos não possuíam hematomas”. Ele admite que os militares podem puxar as camisas dos assaltantes, que pode ter sido interpretada como agressão. “Se eles pegam os suspeitos mais forte e levam de um lado a outro, não duvido”, revela Filho.
Por meio de nota, a assessoria de comunicação do IFBA disse que tem conhecimento do caso e explicou o que as câmeras de segurança registraram. “Policiais chegaram à escola em duas viaturas e entraram com três pessoas não identificadas, empurrando-as de forma violenta, permanecendo na área próxima à guarita. Entre 17h56 e 17h57, os policias saíram do instituto com as três pessoas e permaneceram nas viaturas, estacionadas fora da escola, retirando às 18h13”.
O comandante da Cipe disse que uma sindicância será aberta para apurar se houve agressão, mas finaliza que a prisão dos suspeitos foi registrada no boletim que os militares preenchem ao final do serviço. Já o IFBA reitera que “não concorda com nenhum tipo de violência” e que vai averiguar a situação junto à PM.
Vale lembrar que a Polícia Militar não tem autorização para entrar em campus de instituições Federais, a exemplo do próprio IFBA e UFBA.