Geral

‘A CASA CAIU’: Ministro do STF pede afastamento do mandato de Eduardo Cunha

‘A CASA CAIU’: Ministro do STF pede afastamento do mandato de Eduardo Cunha

Por Da Redação

‘A CASA CAIU’: Ministro do STF pede afastamento do mandato de Eduardo CunhaDivulgação

O presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve um pedido de afastamento determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. O ministro, que é relator da Operação Lava Jato, concedeu uma liminar nesta quinta-feira (5/5), em um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).


No pedido, a PGR apontou 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações”.


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a apontar Cunha como “delinquente”, na peça.


O deputado federal foi transformado em réu no Supremo, por unanimidade, por suspeita de envolvimento em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sob a acusação de integrar o esquema de corrupção, por receber US$ 5 milhões em propina de contratos de navios-sonda da Petrobrás.


Já na Operação Lava Jato, o presidente da Câmara é alvo de outra denúncia, de mais três inquéritos na Corte e de outros três pedidos de inquéritos que ainda aguardam autorização de Teori para serem abertos. As investigações apuram o recebimento de propina da Petrobras e o uso do mandato para supostas práticas criminosas.


Por conta do afastamento, o deputado Eduardo Cunha será substituído por outro investigado na Lava Jato, o deputado Waldir Maranhão.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.