AMPARO: Brasil envia avião com kits de ajuda humanitária ao Equador após terremoto que matou cerca de 600 pessoas
AMPARO: Brasil envia avião com kits de ajuda humanitária ao Equador após terremoto que matou cerca de 600 pessoas
O Brasil vai enviar kits de ajuda humanitária para atender as vítimas dos terremotos que atingiram o Equador nos últimos dias. O anúncio foi feito pelo Ministério da Integração Nacional no final da tarde desta sexta-feira (22/4).
A tragédia provocou 587 mortos, 27 dos quais são estrangeiros e atingiu com mais gravidade a província de Manabi. O governo declarou estado de emergência em cinco províncias e o estado de exceção em todo o território nacional.
A ajuda brasileira deve chegar ao país por meio de uma aeronave, modelo C 105, da Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão é que o avião decole de Manaus, capital do Amazonas, e pouse em Quito horas depois.
Serão disponibilizados seis kits de emergência do Ministério da Saúde para primeiros socorros, composto por medicamentos básicos e insumos de saúde, com capacidade para atender 500 pessoas por um período de três meses. Além disso, serão enviados 2.400 frascos de imunoglobulina antitetânica.
A aeronave da FAB permanecerá no Equador durante sete dias para auxiliar no transporte de pessoas, mantimentos, medicamentos e outros insumos para as regiões que estão com difícil acesso terrestre.O retorno ao Brasil está previsto para o dia 1º de maio.
Um avião com 14 toneladas de ajuda humanitária, procedente da Espanha, chegou a Quito nesta sexta e a sua carga foi levada para Pedernales, epicentro do terremoto