O trio HB20, Onix e Etios desembarcou em 2012 com a missão de aumentar o leque de opções no segmento de entrada no Brasil. Os modelos da Hyundai e Chevrolet brigam atualmente pela liderança. Já o hatch da Toyota se notabilizou pela mecânica ajustada. Na busca pela satisfação do brasileiro, a Toyota fez mudanças no Etios, valorizando mais o acabamento ? especialmente no painel de instrumentos centralizado ? do que nas linhas quadradas da carroceria.
O Etios 2017 chega no dia 28 deste mês com acabamento mais agradável. A ordem é alinhar-se ao gosto do brasileiro, deixando de lado a marca de ?patinho feio? entre os hatches nacionais. Produzido em Sorocaba, o Etios tem preço sugerido de R$ 43.990 na versão hatch e R$ 48.495 na carroceria sedã.
A Toyota reforça sua posição conservadora e não muda quase nada no visual. Mas, a mecânica ganhou ajustes significativos, especialmente no conjunto de suspensão e do bloco do motor. Os novos propulsores 1.3 e 1.5, ambos de tecnologia flex, são feitos agora na fábrica de Porto Feliz (SP) ? que tem investimento total de cerca de R$ 1 bilhão, sendo logo R$ 500 milhões para o desenvolvido da linha de motores.
O Etios vem com a opção do tão esperado câmbio automático. Peca apenas por oferecer quatro marchas. Tanto o hatch quanto o sedã são ofertados nas versões X, XS e XLS. Ha ainda a aventureira Cross. O novo painel está em todas as configurações. Destaque para o acabamento do painel e o display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolução (semelhante aos modelos da Lexus e do híbrido Prius).
Chamado de Toyota Smart Screen. Nele, o dispositivo tem dois grandes círculos com as informações de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível. A tela exibe também diversas informações sobre condução, em projeção tridimensional.
O Etios sempre se destacou por sua mecânica e pela suspensão ajustada para nossas ruas e estradas. A Toyota oferece o motor 1.3 flex com 8 cavalos a mais, gerando agora 98 cv a 5.600 rpm e 12,8 kgfm com etanol. Já o propulsor 1.5 flex despeja 107 cavalos a 5.600 rpm, e torque máximo de 14,4 kgfm com etanol. A opção do câmbio automático está presente nos dois propulsores. Já o manual tem seis marchas.
Etios X ? Vem equipado com direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas e console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro. Há ainda para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down e travas elétricas. De série, tem os obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração.
Etios XS ? Além do itens da versão de entrada, a Toyota inclui sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth e entradas auxiliar e USB. Tem controle de velocidade de cruzeiro (versão automática), controle de áudio e do computador de bordo no volante, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, além de abertura do porta-malas por meio de um botão, bancos com tecido em duas cores, alto-falantes e tweeters e função EcoWallet no computador de bordo (permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível).</p>
Etios XLS ? Traz ainda rodas de liga leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas), sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones, faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas e revestimento do volante e bancos em padrão couro.