Presidente da Câmara, Eduardo Cunha tem até o fim do dia para entregar defesa ao Conselho de Ética
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha tem até o fim do dia para entregar defesa ao Conselho de Ética
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem até hoje (21/3) para entregar a sua defesa no Conselho de Ética, onde responde a um processo disciplinar por suposta quebra de decoro parlamentar. O prazo de até dez dias úteis foi aberto após ele ser notificado sobre a decisão do colegiado de dar continuidade ao seu caso.
Cunha chegou a recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pedindo a suspensão do processo e a destituição do relator, Marcos Rogério (PDT-RO). Caso ele não apresente a sua defesa, o presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), já afirmou que dará continuidade ao andamento dos trabalhos do mesmo jeito.
Uma sessão foi marcada para a manhã desta terça-feira (22/3), quando, segundo Araújo, terá início a etapa de coleta de provas e, eventualmente, marcação de depoimentos. ?Se ele não entregar a defesa, eu vou tocar o processo. A defesa pode ser entregue a qualquer tempo. Os dez dias eu tenho que esperar, mas, passados os dez dias, eu vou tocando o Conselho mesmo sem a defesa dele. Mais para a frente, se ele achar que deve entregar a defesa, ele entrega, o relator leva em consideração e tudo bem. Mas eu não vou parar o conselho para esperar a defesa dele, não”, afirmou Araújo.
Cunha é suspeito de manter contas bancárias secretaras na Suíça e de que teria mentido, no ano passado, sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras. Ele nega ser dono de contas no exterior, mas admitiu ter o usufruto de ativos geridos por trustes estrangeiros. O processo pode resultar até na cassação do seu mandato.