PROFISSIONALIZAÇÃO: Educação profissional oferece oportunidade a 85 mil jovens e adultos
PROFISSIONALIZAÇÃO: Educação profissional oferece oportunidade a 85 mil jovens e adultos
O programa de Educação Profissional oferecida pelo Governo do Estado pretende atender, no ano letivo de 2016, cerca de 85 mil baianos, oferecendo mais de 70 opções de cursos distribuídos em diferentes eixos tecnológicos, fazendo da Bahia a segunda maior rede estadual de ensino profissional do País.
Os cursos são distribuídos em 12 eixos: Ambiente e Saúde; Segurança; Desenvolvimento Educacional e Social; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Industrial; e Recursos Naturais. As formações em Enfermagem, Informática, Administração e Agroecologia estão entre as opções mais procuradas.
De acordo com a diretora da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), Cristina Kavalkievicz, um dos objetivos do Governo do Estado é ampliar a oferta de ensino integral, já presente em 25 centros de educação na capital e no interior, e preparar os jovens em menos tempo para o mundo do trabalho.
Atualmente existem três modalidades de formação profissional: a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), com duração de 4 anos, voltada para os adolescentes que escolhem fazer a educação básica junto com o curso técnico. A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio para Jovens e Adultos (Proeja Médio), para os jovens e adultos que interromperam os estudos da rede pública e decidiram voltar à escola, com cursos que duram dois anos e meio. Por fim, o programa Médio Subseqüente (Prosub), com duração de dois anos, que é voltado para quem já concluiu os estudos da base curricular nacional e quer voltar à escola para realizar a formação profissional.
As matrículas para os programas de educação profissional ocorrem no mesmo período de matrícula da rede municipal, divulgado anualmente. Um vez por ano, entre os meses de novembro e dezembro, ocorrem as inscrições para a modalidade de educação profissional subseqüente.