NEGÓCIO DA CHINA?: Investidores avançam em estudos e ponte Salvador-Itaparica pode sair do papel
NEGÓCIO DA CHINA?: Investidores avançam em estudos e ponte Salvador-Itaparica pode sair do papel
O governo baiano continua buscando tirar a ponte Salvador-Itaparica do papel. Ontem (8/3), o governador em exercício, João Leão, foi à Esplanada dos ministérios, em Brasília, tratar da referida obra com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.
A audiência aconteceu logo após a empresa chinesa CRBC firmar o compromisso de avançar nos estudos do projeto. O governador Rui Costa está no país asiático e na última segunda-feira (7/3) esteve na sede da estatal chinesa, quando assinou um memorando de entendimento.
O ministro dos Transportes conheceu um pouco mais sobre o projeto que, em sua totalidade, é chamado de Sistema Viário Oeste (SVO), incluindo, além da ponte, estradas federais e estaduais. Um dos pleitos ao governo federal é o deslocamento do marco zero da BR-242, da Ponte do Paraguaçu, no município de Rafael Jambeiro, para o Porto de Salvador.
O projeto SVO prevê investimentos de R$ 7,5 bilhões para os 12 quilômetros da ponte Salvador-Itaparica e 500 quilômetros de rodovias. O Governo do Estado estuda realizar a obra no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). Ainda na audiência, João Leão reiterou pedido para duplicação da BR-415, no trecho entre Ilhéus e Itabuna, e para a duplicação da BR-242, entre Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.