PROTESTO: Ex-funcionários do Hospital Espanhol protestam e querem ‘celeridade’ na venda da unidade médica
PROTESTO: Ex-funcionários do Hospital Espanhol protestam e querem ‘celeridade’ na venda da unidade médica
Os ex-funcionários do Hospital Espanhol realizaram um protesto, na manhã desta quinta-feira (18/2), na Barra. Segundo a presidente do Sindicato de Enfermeiros da Bahia, Lúcia Duque, o grupo deseja, principalmente, que os dirigentes do hospital deem celeridade à venda, já que as dívidas trabalhistas serão pagas pela empresa que assumir o centro de saúde.
?Queremos um posicionamento da instituição de qual será o seu destino. A reunião com a Promédica não aconteceu em janeiro e não nos foi dado nenhum retorno e explicação?, afirmou. A Promédica chegou a revelar desejo de comprar o Espanhol, porém o negócio ainda não foi concretizado.
Em contato com o Aratu Online, Lúcia ressaltou a importância que a falta de uma unidade do porte do hospital faz a Salvador e à população: “Precisamos de uma mobilização da sociedade civil porque o hospital tinha vários serviços que todos nós usuários do SUS e de plano de saúde necessitamos”.
Ao todo, cerca de 2.500 trabalhadores perderam seus empregos com o fechamento do hospital em setembro de 2014. Desde então, eles não receberam os direitos trabalhistas. “Muitos só trabalharam lá e não são mais absorvidos pelo mercado de trabalho. Alguns também estão impedidos de solicitar a aposentadoria porque o hospital tem uma dívida imensa com o INSS”, explicou Lúcia Duque.