Por ‘verão chuvoso’, moradores do Conde sofrem com enchente do rio Itapicuru
Por ‘verão chuvoso’, moradores do Conde sofrem com enchente do rio Itapicuru
Os moradores do Conde (a 180 km de Salvador) estão ilhados nesta quinta-feira (28/01). Segundo a prefeita Marly Madeirol, ” a situação na cidade é crítica”. O nível do rio Itapicuru subiu por conta das fortes chuvas que atinge a Bahia nos últimos dias e ocasionou diversos problemas.
“A maioria das ruas da cidade está alagada e não é possível entrar ou sair do município. A BA 233 já está interditada”, ressalta a gestora. A população também enfrenta dificuldade para se locomover dentro da cidade. “Já estamos com um grande número de desabrigados. Praticamente toda cidade está alagada, só conseguimos chegar em algumas localidades de barco”, disse Marly Madeirol.
Escolas municipais e estaduais estão sendo utilizadas para abrigar quem teve as casas atingidas pela água. “O cenário poderia ser muito pior, mas conseguimos chamar a atenção das pessoas quanto ao risco que estava por vir. Desde segunda-feira (25/01), o nível do rio (Itapicuru) aumenta. Com isso, muitas pessoas conseguiram sair dos imóveis e retirar alguns pertences”.
Por fim, a prefeita revelou que já entrou em contato com a Defesa Civil, o Governo do Estado e os Bombeiros. “Aproveito a oportunidade, para pedir ajuda aos baianos. O Conde necessita de ajuda, donativos de todos os tipos, principalmente água mineral”. Segundo Informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), é possível que o volume do rio Itapicuru continue aumentando nos próximos dias.