Prefeitura de Salvador abre inscrições para conselheiros comunitários
Prefeitura de Salvador abre inscrições para conselheiros comunitários
A Prefeitura, por meio da Diretoria-Geral das Prefeituras-Bairro, já está com inscrições abertas para candidatos a membro dos 10 conselhos comunitários de Salvador. Podem participar da ação entidades e associações, que deverão indicar um representante para participar do pleito. A candidatura poderá ser feita até o dia 1° de fevereiro.
Para se inscrever, os presidentes das instituições devem comparecer a qualquer uma das unidades das Prefeituras-Bairro ou na própria Diretoria-Geral, localizada na Rua Chile, Edifício Santa Casa de Misericórdia, 3, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.
São exigidos original e cópia do comprovante do CNPJ da associação, ata da fundação, estatuto e ata de eleição da última diretoria. Também é necessário levar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, antecedentes criminais e uma foto 3×4 do representante indicado.
Esta é a segunda vez que a Prefeitura realiza eleições para membros dos conselhos comunitários. Segundo o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Reinaldo Braga, o objetivo de eleger um conselho para cada regional é estabelecer um canal direto entre as necessidades da comunidade e a administração municipal. ?Este é um conselho consultivo e também de fiscalização. São eles que nos auxiliam, principalmente, na fiscalização de obras. Essas pessoas podem se reunir para dar sugestões e criticar, quando preciso”, afirma.
As eleições estão previstas para acontecer nos dias 5, 12 e 19 de março, de acordo com cada regional. A escolha dos representantes comunitários será feita através de uma eleição em assembleia geral, por meio de uma comissão composta de cinco pessoas, sendo dois representantes da Prefeitura e três conselheiros comunitários.
Os eleitos terão o mandato de dois anos e devem atuar nas Prefeituras-Bairro que se candidataram, nas regiões administrativas do Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Barra/Pituba, Liberdade/São Caetano, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e Valéria.