Geral

Assembleia Legislativa aprova em 1º turno PEC que altera estabilidade de servidores baianos

Assembleia Legislativa aprova em 1º turno PEC que altera estabilidade de servidores baianos

Por Da Redação

Assembleia Legislativa aprova em 1º turno PEC que altera estabilidade de servidores baianosDivulgação

A Assembleia Legislativa aprovou ontem (17) em primeiro turno a PEC 148, que modifica a Constituição Estadual no que diz respeito ao gozo de férias, estabilidade financeira e licença-prêmio dos servidores. A matéria remete à Procuradoria Geral do Estado (PGE) a representação judicial e extrajudicial, a consultoria e o assessoramento jurídico do Estado, de suas autarquias e fundações públicas. A promulgação da PEC cria as condições legais para o governo promover alterações no Estatuto do Servidor.


Atendendo a um requerimento da oposição, o presidente Marcelo Nilo realizou votação nominal, resultando no placar de 40 votos favoráveis e 14 contrários. As galerias não estavam completamente lotadas, mas se manifestaram por boa parte da sessão, inflamando ainda mais os pronunciamentos oposicionistas.


O líder do governo, deputado Zé Neto (PT), ocupou a tribuna para fazer a defesa da matéria e da sua bancada. Na tarde de ontem foi aprovado também o requerimento de urgência para o PL 21.642, de autoria do Poder Executivo, que altera o Sistema de Definição e Acompanhamento de Metas para o Indicador Estratégico e outros Indicadores de Controle de Criminalidade. De acordo com a mensagem governamental, a proposição tem por objetivo garantir maior efetividade no desempenho dos órgãos de Segurança Pública.


Antes de encerrar a sessão de ontem, Nilo anunciou aos parlamentares o cronograma de votações para a próxima semana: Na segunda-feira, será apreciado requerimento de urgência para o PL 21.660, que promove modificações no Estatuto do Servidor. No dia seguinte, a pauta terá o Plano Plurianual (PPA) em segundo turno e o projeto que cria o Bahiainveste.


Neste mesmo dia poderá ser apreciada também a proposta que dá autonomia às universidades estaduais. Na quarta-feira, pela manhã, os parlamentares se reúnem em sessão extraordinária pela manhã para discutir a PEC 148 em segundo turno. Se for aprovada, poderá ser promulgada pelo presidente Nilo, o que permitirá a apreciação do PL 21.660 no próximo dia 29, uma terça-feira, antes da votação do orçamento.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.