Geral

Angela Merkel tem chance de conquistar Nobel da Paz, diz jornal alemão

Angela Merkel tem chance de conquistar Nobel da Paz, diz jornal alemão

Por Da Redação

Angela Merkel tem chance de conquistar Nobel da Paz, diz jornal alemãoReprodução

O jornal alemão Bild informou hoje que a chanceler Angela Merkel é candidata séria ao prémio Nobel da Paz, que será atribuído na próxima sexta-feira, pelo papel desempenhado nas crises migratória e ucraniana.


“A chanceler Angela Merkel tem boas perspetivas de conquistar o prémio Nobel da Paz”, destacou na capa o jornal mais lido na Alemanha.


Na quinta-feira, Kristian Berg Harpviken, diretor do Instituto de Investigação sobre a Paz (Prio) de Oslo e um dos peritos mais ouvidos sobre o Nobel da Paz, previu a vitória da líder alemã.


“Angela Merkel terá o prémio Nobel da Paz”, declarou em conferência de imprensa.


“Penso que a crise europeia dos refugiados – ou a crise mundial dos refugiados em situações igualmente dramáticas em grandes zonas da Ásia de Leste – vai dominar a atenção do Comitê Nobel Norueguês este ano”, afirmou.


“Merkel foi a pessoa que assumiu a liderança” desta questão na Europa, acrescentou.


A chanceler alemã proclamou que a União Europeia tinha o dever moral de receber centenas de milhares de refugiados, que chegaram à Europa este ano, e abriu as portas do seu país que espera acolher entre 800 mil e um milhão de requerentes de asilo em 2015.


Esta posição valeu a Merkel uma série de críticas dos parceiros políticos na Alemanha.


A líder alemã foi também uma das principais responsáveis pelos acordos de Minsk, no início do ano, que resultaram em cessar-fogo relativamente respeitado no leste da Ucrânia, onde as tropas governamentais e os rebeldes pró-russos se confrontam.


Um outro perito do Nobel, o historiador norueguês Asle Sveen, considerou que o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) é um candidato mais bem colocado para conseguir o prémio.


“Tenho na minha lista o Acnur e Mussie Zerai, padre eritreu, que desempenhou um papel central na ajuda aos refugiados que atravessam o Mediterrâneo a partir do norte de África para a Europa”, disse.


No ano passado, o Nobel da Paz foi atribuído à paquistanesa Malala Yousafzai e ao indiano Kailash Satyarthi.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.