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SAC alcança 40 milhões de atendimentos com implantação de tecnologias digitais

SAC alcança 40 milhões de atendimentos com implantação de tecnologias digitais

Por Da Redação

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) começou uma nova era a partir de 2008, com a implantação do SAC Digital e do Sistema Atende, ferramentas tecnológicas que trouxeram um grande salto qualitativo na prestação dos seus serviços. As novas tecnologias passaram a oferecer mais agilidade e comodidade para os usuários, somando um total de 40 milhões de atendimentos online, incluindo agendamentos e serviços pelo Portal SAC, pelo SAC Mobile e pelos terminais de autoatendimento do SAC Fácil.

 

As novas ferramentas digitais ampliaram a capacidade de atendimento do SAC, evitaram deslocamento dos usuários até os postos e diminuíram as filas nas unidades. Com os adventos tecnológicos, os cidadãos podem, por exemplo, solicitar documentos pelo computador, pelo celular ou tablet; fazer consultas em vários órgãos públicos e marcar atendimento presencial numa unidade SAC, quando necessário.

 

A primeira ferramenta tecnológica foi implantada de forma embrionária, com instalação ?piloto? do Sistema Atende no SAC de Pernambués, em 2008. O sistema funciona como um programa de gestão e comunicação interativa para o gerenciamento de filas e controle da estatística de atendimento. O Atende possibilita o envio de confirmações no ato do agendamento e lembretes para o usuário no dia anterior ao atendimento, por e-mail e SMS. As desmarcações também podem ser realizadas pelos próprios usuários de forma interativa, através de resposta ao SMS de lembrete, informando-se o protocolo de agendamento. Atualmente, o Sistema Atende está em 26 unidades do SAC e já realizou um total de 14,7 milhões de atendimentos aos usuários, desde sua implantação. 

 

No final de 2010, o site do Serviço de Atendimento ao Cidadão foi transformado em um portal, possibilitando a realização de serviços online através de link de órgãos públicos, além do agendamento de serviços nas unidades do SAC que atendem com hora marcada. Também passou a funcionar de forma integrada ao Sistema Atende. O advento modernizou e diversificou os modelos de prestação dos serviços públicos, além de reduzir e otimizar o atendimento presencial nos postos SAC, principalmente para os serviços de resolução imediata. O Portal já registra 17,1 milhões de acessos desde seu lançamento. 

 

No mesmo ano, a Secretaria da Administração lançou o SAC Mobile ? sistema que trouxe mais conveniência e comodidade para a população, possibilitando o acesso ao Portal SAC através do telefone celular. O usuário pode agendar atendimento, obter informações sobre a Rede SAC e documentação necessária à realização dos serviços, dentre outras facilidades, tudo através de uma navegação fácil e interativa pela web móvel. Desde 2010, o SAC Mobile já recebeu 4,4 milhões de acessos de usuários.

 

A Saeb lançou também, em 2010, outra ferramenta tecnológica para dar agilidade no atendimento, otimizar o tempo dos usuários e diminuir as filas nos serviços presenciais. Os terminais de autoatendimento SAC Fácil permitem os usuários ter acesso a serviços, fazer consultas e agendamentos sem a necessidade de atendimento presencial. O equipamento já funciona em dez unidades da Rede SAC e totaliza 2,8 milhões de acessos, desde seu lançamento.

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