Operação no município de Nazaré desarticulou base de traficantes que atuam no bairro de Valéria, em Salvador
Operação no município de Nazaré desarticulou base de traficantes que atuam no bairro de Valéria, em Salvador
A operação realizada nesta terça-feira (18), em Nazaré, distante 193 quilômetros de Salvador, teve o objetivo de desarticular uma base de traficantes do município que atuam em parceria com criminosos que controlam o comércio de drogas no bairro de Valéria, em Salvador. De acordo com Marcos Maia, titular da delegacia de Nazaré, o grupo é liderado pelo traficante Adilson Souza Lima, o ?Roceirinho?, que está detido no presídio de Serrinha. ?A matriz é em Valéria, mas eles possuem outros braços, que atuam foram de Salvador, um deles aqui?, afirmou Maia ao Aratu Online.
Durante a ação, foram presos Luiz Alberto Alves Galvão, dono da principal funerária da cidade, e Cylene Souza Bandeira, a “Tia Ciça”. Ambos são suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na cidade. A dupla será encaminhada ao sistema prisional.
Além disso, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão, através dos quais conseguiu localizar 200 gramas de maconha prensada, três coletes balísticos, três balanças de precisão e cadernos com anotações do tráfico. ?O trabalho foi finalizado hoje (terça-feira), mas continuará, pois há outros mandados a serem cumpridos, inclusive o de prisão do próprio Roceirinho, para que ele também responda por esses crimes?, explicou Maia. Todo o material será analisado pelo Departamento de Polícia Técnica.
?Roceirinho? é apontado como o líder do tráfico de drogas no bairro de Valéria e Palestina. De acordo com informações da assessoria da Polícia Civil, sua quadrilha tem ramificações em cidades do Recôncavo Baiano. Considerado extremamente perigoso, ele foi transferido, em 2015, para o presídio de segurança máxima do Mato Grosso, onde permaneceu em regime de isolamento, mas já retornou a Bahia.
A operação contou com a participação de 90 policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Polícia do Interior (Depin), Coordenação de Operações Especiais (COE), 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antonio de Jesus), Delegacias Territoriais (DTs) de Conceição do Almeida e São Felipe, da 3ª CIPM, CIPE/Cacaueira, 14° Batalhão da Polícia Militar, Grupamento Aéreo da PM (Graer), e Policia Federal.
Ônibus queimados em Valéria
Em dezembro do ano passado, os traficantes Alan Santos Fonseca, o ?Junior Pial? ou ?JP?, de 29 anos, e Fernando de Jesus Lima, o ?Ojuara?, 28, foram presos acusados de incendiar um ônibus no bairro de Valéria. Na ação, ambos subiram no coletivo e mandaram os passageiros, além do cobrador e do motorista, descerem e atearam fogo no veículo.
O atentado foi uma retaliação a morte do traficante conhecido como ?Mamano?. Além do ataque ao ônibus, no mesmo dia, outro veículo teve a lataria pinchada com a palavra ?luto?. De acordo com a polícia, ambos integravam o grupo de Roceirinho.