Servidores do Judiciário Federal fazem manifestação em frente ao TRT do Comércio
Servidores do Judiciário Federal fazem manifestação em frente ao TRT do Comércio
Cerca de 300 servidores do Judiciário Federal estão realizando uma manifestação na manhã desta terça-feira (21) na frente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) localizado no bairro do Comércio, em Salvador. A 16ª Companhia Independente da Polícia Militar informa que a situação está deixando o tráfego de veículos lento no sentido Calçada.
Os servidores realizam um “apagão” que visa a sanção do projeto de Lei Complementar (PLC) 28/15. O projeto estabeleceria um reajuste escalonado para os trabalhadores, que estão em greve. Participam da mobilização servidores da Justiça Federal, do Trabalho, da Justiça Eleitoral e do Ministério Público da União.
O Senado aprovou o texto no último dia 30 de junho e, nesta terça-feira, acaba o prazo para que a presidente Dilma Rousseff se posicione, sancionando ou vetando o projeto. Caso o texto seja aprovado, os servidores terão um aumento com variação de 53% a 78,56%, conforme a classe e o padrão, em seis parcelas sucessivas, entre julho de 2015 e dezembro de 2017.
Os trabalhadores realizam, também, uma campanha pedindo que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, pressione a presidente pela aprovação do texto. Na Bahia, o presidente do TRT, desembargador Valtércio de Oliveira, solicitou através de um ofício que Lewandowski apoie a sanção do projeto.
As redes sociais também estão sendo usadas pelo TRT na Bahia. Em sua página no Facebook, a instituição realizou uma postagem pedindo que advogados, partes e demais usuários da Justiça do Trabalho sejam tolerantes com a manifestação desta terça. A greve é realizada com a manutenção de 30% do efetivo em atividade.